Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PARALIMPÍADA, ESPETÁCULO DE SUPERAÇÃO A MELHOR PARTICIPAÇÃO DO BRASIL

Alan Fonteles Cardoso Oliveira, prata na Rio 2016 no revesamento 4x100
Está marcada para as 20 horas, no Estádio do Maracanã, a solenidade de encerramento dos jogos paraolímpicos. Certamente, como ocorreu na noite da abertura, também no Maracanã, na noite da quarta-feira, 7, teremos um espetáculo de alegria e criatividade, em meio a emoções incontidas tanto do paratletlas como do público, que vem sendo brindado com provas emocionantes de superação. 
Já no final da importante competição, pode-se afirmar que está foi a mais positiva participação dos paratletas brasileiros em todos os tempos. Nos Jogos de Londres, em 2012, a equipe brasileira alcançou a sétima colocação, com 21 ouros, 14 pratas e 8 bronzes, somando 43 medalhas ao todo. Já na Paralimpíada de Pequim, quatro anos antes, o Brasil ficou na 9 posição com 16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes que totalizaram 43 conquistas. Nossa posição ontem à noite era 6º. Com regras e categorias específicas para cada tipo de deficiência, a Paralimpíada distribuiu mais medalhas do que a própria Olimpíada em cerca de 528 provas disputadas nas 20 arenas durante os 11 dias de competição.
Dado relevante é a boa presença de público em todos as modalidades de provas. Em certo momento, chegou mesmo a superar até o que esteve na Olimpíada recentemente realizada também no Rio de Janeiro, em agosto. 
O ENCERRAMENTO - A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 promete uma grande festa da cultura brasileira. A cantora baiana Ivete Sangalo é uma das atrações musicais já confirmadas no evento, que reserva muitas surpresas para atletas, técnicos, árbitros, profissionais e voluntários que arregaçaram as mangas para realizar a jornada paralímpica na Cidade Maravilhosa.
As atrações musicais programadas para a festa prometem garantir a animação da plateia e a pluralidade de gêneros que confirma a diversidade artística do país. O repertório passa pelo tecnobrega da paraense Gaby Amarantos, o axé de Saulo Fernandes, a MPB de Vanessa da Matta até o funk do Dream Team do Passinho.
Completam o time de músicos nomes como Andreas Kisser, Nação Zumbi, Nego do Borel, Armandinho, Céu, Jonathan Bastos, Saulo Lucas e o inglês Calum Scott.
A solenidade será uma nova oportunidade para celebrar o Rio de Janeiro e o Brasil. E vai oferecer emoção extra com a retrospectiva dos melhores momentos das competições e a passagem da bandeira Paralímpica para Tóquio, próxima sede dos Jogos em 2020.
COBERTURA DA TV BRASIL - Com o slogan "O canal das Paralimpíadas", a TV Brasil exibiu junto com as emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão cerca de 10 horas diárias de programação dedicada exclusivamente ao evento.
A cobertura priorizou partidas da delegação brasileira em diversos esportes coletivos e as disputas individuais em várias modalidades, com destaque para a emoção das conquistas de medalha e a capacidade de superação desses atletas de alto rendimento que fizeram história no Rio de Janeiro e são exemplo para as novas gerações.
No decorrer da programação também foram exibidos boletins paralímpicos com especialistas comentando os resultados, analisando o desempenho dos atletas e atualizando o quadro de medalhas. (Com a EBC)
PARALÍMPIADAS RIO 2016
Os jogos paralímpicos estão sendo realizados desde o último dia 7, com término prevista para domingo próximo, 18

PARTICIPAÇÃPO - 176 países
COMPETIÇÕES - 23 esportes, incluindo canoagem e triatlo como novidades:
Atletismo, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Bocha, Canoagem Velocidade, Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, Esgrima em Cadeira de Rodas, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Rugby em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas, Vela, Voleibol Sentado
MEDALHAS - 528 provas com medalhas, sendo 226 femininas, 264 masculinas e 38 mistas
LOCAIS -  21 locais de competição em quatro pontos do Rio de Janeiro: Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã
25 000 voluntários
Quadro de Medalhas:  1º China - Ouro 84, Prata 68 e Bronze 43, total:195; 2º Grã Bretanha - Ouro 50, Prata 29 e Bronze 31, total:110; 3º Ucrânia - Ouro 35, Prata 28 e Bronze 31, total:194; 4º  USA  - Ouro 32, Prata 33 e Bronze  26, total:91; 5º Austrália - Ouro 14, Prata 24 e Bronze 22, total: 60;6º Alemanha - Ouro 13, Prata 19 e Bronze 11, total:43 ; 7º Brasil -  Ouro 11, Prata 25 e Bronze 19, total:55 (dados des 13h dia 16/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário