A busca dos fiéis por milagres do padre Cícero Romão Batista e a importância econômica, social e cultural do Cariri movimentam o Aeroporto de Juazeiro do Norte/ Orlando Bezerra de Menezes praticamente durante todo o ano. São devotos de várias partes do país que passam pelo terminal para participar de procissões e festas religiosas na centenária cidade, considerada o maior centro de romarias do Nordeste, como ocorreu ontem,15, quando houve a festa da padroeira Nossa Senhora das Dores. Ontem também foi o dia em que o aeroporto completou 62 anos de operação.
IMPORTÃNCIA - Na sala de embarque, a imagem do sacerdote reverência a religiosidade dos devotos. Além do turismo religioso, é destacado também o de negócios e o ecológico. A localização estratégica do terminal representa um importante equipamento para o desenvolvimento econômico e a mobilidade da população para várias áreas da região do Cariri, não só para o Sul e Centro Sul do Ceará, mas também outros estados. Atende ainda a população do noroeste de Pernambuco, do alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí.
Somente no ano passado foram mais de 440 mil pessoas que passaram pelo terminal, que conta com uma capacidade anual para 800 mil passageiros. A média diária é de 14 pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (GOL, Avianca e Azul). Os destinos dos voos que partem de Juazeiro do Norte são: Petrolina (PE), Viracopos (SP), Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Brasília (DF). O sítio aeroportuário compreende uma área de 1, 28 milhão de m², e a pista principal tem 1.940 metros de cumprimento por 45 metros de largura. O aeroporto está localizado a seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária.
Em mais de seis décadas de operação, somente em 2012 o aeroporto passou a integrar a Rede Infraero. Nas mãos da estatal, o terminal vem ganhando obras, como reformas da sala de embarque e desembarque. A superintendente do aeroporto, Dirceane Pereira Dias, ressalta que o aeroporto passará por uma nova etapa de reforma. Serão realizadas obras de reparo do pavimento em trecho do pátio de aeronaves. Está em fase de homologação a empresa selecionada para realizar o serviço. O investimento estimado é de R$ 575 mil, com prazo de execução de três meses após a assinatura da ordem de serviço.
O Aeroporto de Juazeiro do Norte é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber operações de aeronaves como o Boeing 737-700 e o A319, estando apto, dessa forma, a receber voos comerciais regulares.
PROJETO SOCIAL - Além da infraestrutura disponível, o aeroporto desenvolve o projeto social “Canaã”, voltado para educação musical de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 18 anos, que moram e estudam em escolas do bairro Aeroporto, no entorno do terminal. Eles integram uma orquestra formada por 15 músicos que tocam instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O projeto, iniciado em 2010, já formou cerca de 100 músicos, e é resultado de uma parceria com a prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário