Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

28º FESTURIS GRAMADO - FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

LOTAÇÃO TOTAL NA ABERTURA, NO PALÁCIO DOS FESTIVAIS
Disrcuso de Marata Rossi
O turismo brasileiro viveu momentos importantes entre os últimos dias 3 e 6, com a efetivação  do 28º  FESTURIS Gramado- Feira Internacional de Turismo, um dos mais importantes eventos da categoria da América Latina e que há 28 anos é da iniciativa e promoção da firma Rossi & Zorzanello.
Na festiva solenidade de abertura, com todas as dependências do Palácio dos Festivais lotadas com a presença notadamente de autoridades, empresários e jornalistas da cadeia turística do Brasil e de várias dezenas de países de todos os  continentes,  a diretora Marta Rossi destacou : “damos início a mais eficiente e eficaz feira de negócios turísticos da América do Sul. O FESTURIS é hoje uma marca que não é só marketing, mas conceito, conteúdo e negócios”, e terminou assim a boa inda aos presentes: ““damos início a mais eficiente e eficaz feira de negócios turísticos da América do Sul. O FESTURIS é hoje uma marca que não é só marketing, mas conceito, conteúdo e negócios”.
Em seu discurso, após referir-se às atividades em vista para sua pasta, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão,  destacou  a importância de a Região das Hortênsias ser usada como espelho pelo restante do país, bem assim a realização do  FESTURIS: “Um evento, que num país como o Brasil, que sofre com a descontinuidade de programas e ações, chega à sua 28ª edição merece respeito. O FESTURIS se consolida ano a ano como um importante ícone do calendário turístico da América do Sul. Isso porque os organizadores estão atentos às tendências e conseguem mobilizar grupos empresariais”.
AMIGOS DO FESTURIS 2016 – Parte significativa da festa de  abertura foi a entrega do Trofeu Amigo do Festuris aos seguintes homenageados: André Portela, do Recife; Antônio Américo, de Belém; Carlos César Garcia Baltar, de Porto Alegre; Gregório Loureiro, de Salvador; Igor Kim Miranda, de São Paulo; Ivone Ferraz, de Torres; Juarez Barroso, de Porto Alegre; Marcelo Carvalho, de Canela; Marina Barros, de São Paulo; Maurício Viana, de São Paulo; e Wilson Sierra, de Porto Alegre. 
A solenidade, brilhantemente iniciada cm o Hino Nacional e concluída com o Hino do Rio Grande do Sul,  contou com  apresentação artística assinada pela cidade de Santa Maria em parceria com a Academia de Danças Neusa Martinotto.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) foi a patrocinadora master do evento. Coube ao Senac RS o apoio institucional

PANORAMA - ÊXITO NO MAIOR EVENTO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS DA AMÉRICA LATINA

Antes de iniciado, o Festival, assim se pronunciaram os  três grandes responsáveis pelo Festival de Gramado:
“Em um ano tão complicado para a economia, queremos que o FESTURIS seja um espaço anticrise  com muita geração de negócios e novidades para o setor", destacou a executiva Marta Rossi.
"Não estamos mediando esforços e a agenda de relacionamento e fechamento de contratos tem sido intensa desde o início do ano, por isso o resultado já é positivo", salientou Eduardo Zorzanello, diretor da feira de negócios.
"Nosso objetivo é mostrar uma feira muito bonita, produtiva e com muita geração de negócios. Esta é uma das nossas características e focamos muito na produtividade para chegar a este número positivo a cinco meses do evento", declara o diretor Marcus Vinícius Rossi.
Terminado o evento, fica patente que os diretores da Rossi & Zorzanello alcançaram seus objetivos. 
28 ANOS DE SUCESSO – Concluído o evento, pode-se afirmar que A 28ª Edição do FESTURIS alcançou êxito absoluto, o que demonstram os 1.350 agendamentos de reuniões de negócios registradas durante os dois dias da Feira. Foi a afirmação, nestas quase rês dezenas, de como a feira é a  mais efetiva em negócios turísticos da América Latina. É a segunda maior em tamanho, tendo contado com a presença de 2.500 marcas expositoras, em mais de 400 estandes e para um público de 14.000 profissionais de todos os continentes.
No Congresso, que teve o apoio institucional do Senac RS, o foco foi a oferta de conhecimento e apresentação de temas fundamentais para a retomada do setor como Integração Entre Fronteiras, Legalização dos Jogos e Jogos Olímpicos 2016.
NÚMEROS FAVORÁVEIS - Com um crescimento de 18% em relação ao ano passado, o Festival de Turismo de Gramado registrou um montante de negócios da ordem de R$253.3 milhões. Os números indicam a presença de 8.031 profissionais como compradores, dos quais, mais de 8.000 não estão contabilizados como expositores, convidados e imprensa. A Feira ocupou um espaço de 22.000 m2
A participação de profissionais de operadoras e agências somou 17%, enquanto os funcionários ou empresários de empresas que têm no turismo como atividade principal alcançou 46%. Os números também registram 54% de profissionais com poder de decisão e de efetuar negócios.
Os números constam de pesquisa realizada pelo Professor Maximilianus Pinent, que liderou o grupo de alunos de turismo das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).
INOVOU COM AS MARCAS DE LUXO - Uma inovação de absoluto êxito foi o Espaço Luxury, que recebeu expositores da categoria de Saint Andrews, Turks and Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Tahiti Tourisme, Barbados, Seychelles, La Hacienda, Le Passage To Índia, Sri Lanka, Nepal, Butão, Ilhas Maldivias, Oceania Cruises e Regent Seven Seas.
O Espaço Luxury levou, ainda, a assinatura de Villa Sergio Betti, Santho Aroma, Avianca e Grupo Vinte. Como complementação do movimento daquele espaço, o Gerente da Agencia Travemix, especialista em mercado de luxo, Marcelo Zingalli, recebeu o título de Manager Luxury.
Pela primeira vez estiveram participando do 28º FESTURIS no Serra Park delegações internacionais de Hungria e Tunísia.
Da mesma sorte, participou da Feira o Grupo Schultz, com foco na ampliação de sua atuação em Portugal, apresentando dois novos roteiros do Small Groups (circuito rodoviário em Vans de Luxo para até 7 passageiros).
FORMAÇÃO PROFISSIONAL - A 28ª edição do Festuris constituiu-se, igualmente, numa Feira de Conhecimentos, destinando nada menos do que cinco salas de capacitação e oferecendo, por consequência, as mais diversas oportunidades.
Compuseram a Feira cerca de onze espaços específicos, a saber: LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, ao lado das salas de capacitação.
Acrescente-se que muitas foram as atividades paralelas ao Congresso e à Feira, como o tradicional plantio da ´´Arvore, diante do portão de entrada do Serra Park, e o almoço  que ocorreu nas instalações do SENAC local, iniciativa da FECOMERCIO-PR e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba, que levaram a Gramado o tradicional “barreado”,  servido para cerca de 100 convidados. Presentes altas autoridades e convidados, entre elas, FECOMERCIO-PR, SESC, SENAC, Darci Piana;  a “cap” da empresa Silvia & Zorzanello, Marta Rossi, o  presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-RS, Carlos Rivaci Sperotto e o presidente do Sindhotel RS, Manuel Soarez.
A 29ª edição do Festival de Turismo de Gramado já tem datas fixadas: acontecerá entre 9 a 12 de Dezembro de 2017. 
Ao lado do Festuris e do Chocofest, Marta Rossi, Marcus Vinicius Rossi e Eduardo Zorzanello – os grandes responsáveis pelo sucesso do evento, já programaram para ainda este ano a realização de um novo acontecimento em gramado: o Gramado Summit, evento que terá como foco a tecnologia. Deverá acontecer no segundo semestre do próximo ano, portanto.
Durante a coletiva de imprensa, Marta, Marcus e Eduardo entregaram a Raphael Chrysostomo o troféu com o título de Embaixador Honorário do Festuris 2016, bem assim uma viagem ao Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário