Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

‘INOVANÇAS – CRIAÇÕES À BRASILEIRA' - A NOVA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA DO MUSEU DO AMANHÃ

De forma lúdica, linguagem audiovisual e interativa, a nova exposição do Museu do Amanhã “Inovanças – Criações à Brasileira” faz o visitante embarcar numa viagem pelo mundo das criações nacionais, apresentando grandes feitos e, em alguns casos, talentos poucos reconhecidos, com intuito de, sobretudo, inspirar outras invenções. O Ministério da Cultura, o Museu do Amanhã e a Finep apresentaram a exposição ao público na terça-feira, 25, e ela ficará em cartaz até 22 de outubro.
Esta é a primeira mostra temporária concebida integralmente pela equipe do Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, instituição que administra o Museu do Amanhã. À frente do projeto estão Luiz Alberto Oliveira e Leonardo Menezes, curadores da exposição “Inovanças”.
A mostra ocupa 600 m² e foi idealizada sem paredes – uma inspiração no filme “Dogville”, de Lars von Trier – e remete à fluidez do processo criativo. A ideia é mostrar que não há limites nem barreiras ao conhecimento e à inventividade, e apoiar ações que promovam a sustentabilidade e contribuam para a popularização e difusão da ciência e da tecnologia. 
“Inovanças” apresenta cerca de 40 inovações – do high ao low tech, destacando as tecnologias sociais – que transformam e beneficiam indivíduos e grupos em todas as regiões do Brasil e até no exterior. As invenções são apresentadas em vídeos, com declarações de seus criadores e, presencialmente, com a exposição de objetos.
As sete áreas da exposição remetem a diferentes características que a inovação brasileira apresenta, incluindo o conceito da inovação expandida e homenagens a personagens da nossa história, além de outros que fizeram do improviso a matéria-prima do seu trabalho: Pyahu-Açu (“novidade grande”, em tupi-guarani); Inspirais; Errâncias; Brasilianxs5. Inexspectata;  Impromptu (“improviso”, em latim); e Awani jö.

Nenhum comentário:

Postar um comentário