Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de junho de 2017

CAMPINA GRANDE VIVE O SEU “MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO”

Parque do Povo - Campina Grande / PB
Uma multidão, em volume digna de toda abertura do “Maior São João do Mundo”, em suas mais de três décadas de realização, foi um dos grandes destaques da noite inauguração da versão 2017 do quinto maior evento público do Brasil, na noite da sexta-feira, 2, em Campina Grande. Principalmente a partir das 22h, as áreas superior e inferior do Parque do Povo ficou lotada por locais e turistas.
Além de uma noite recheada por grandes atrações – a exemplo do tradicional Os Três do Nordeste e da dupla sertaneja César Menoti e Fabiano, com os reforços de Biliu de Campina e de Andrezza Formiga, a noite festiva de abertura do Maior São João do Mundo acolheu a multidão com um novo desenho na parte superior e um palco que permita ao artista uma interação com o público literalmente nos quatro quadrantes. O show pirotécnico indoor foi outra atração à parte.
PROGRAMAÇÃO - Os  shows  no Parque do Povo durante o Maior São João do Mundo acontecem de 2 de junho a 2 de julho. O lançamento oficial aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).
A programação do São João 2017 de Campina Grande vem atraindo uma multidão de turistas de todo o Brasil e do estrangeiro. Já houve ruidosas apresentações de grandes nomes da música e do folclore brasileiros, entre os quais César Menotti & Fabiano; Joelma e Walkyria Santos; Simone & Simaria; Wallas Arrais, Mano Walter e Tonny Farra; Dorgival Dantas e João Lima; Saia Rodada, Ton Oliveira e Alberto Bakana; Sirano e Sirino; Gil Bala, Rainhas da Farra e Coroné Grilo; Tayrone e Gegê Bismarck; Thaeme & Thiago, Alcione e Alexandre Tan; Léo Magalhães, Ranniery Gomes e Giullian Monte; Gabriel Diniz, Brasas do Forró e Forró da Barka
Os shows que se seguem, a partir de hoje, estarão a cargo BBonde do Brasil, Forró das Antigas, Vinicius Mendes. Amanhã, 17 -Eliane, Gil Mendes e Os Gonzagas.  Domingo, 18 – Wesley Safadão, Amazan, Pedrinho Pegação.  Dia 20 – Padre Fábio de Melo. Dia 21 - Solteirões e Banda Encantu's. Dia 22 - Bruno e Marrone e Romim Mata. Dia 23 -Elba Ramalho, Thiago Farra, Avine Vinny e Forró Coco Seco. Dia 24 - Vicente Nery, Capilé, Forró 3×4, Marília Mendonça. Dia 25 - Maiara e Maraisa, Niedson Lua. Dia 27 - Evento religioso (atração não divulgada). Dia 28 - Aviões do Forró e Ramon Schnayder. Dia 29 -  Luan Santana e Matheus Fernandes. Dia 30 - Márcia Felipe, Italo e Renno, Karkará. Dia 1º de julho - Henrique & Juliano, Forró da Resenha e Bob Léo. Dia 2 – Encerramento da Festa -Fernando & Sorocaba, Luan Estilizado, Felipão e Tribo Cordel
LOCOMOTIVA DO FORRÓ - O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, esteve durante todo domingo, 11, aproveitando a programação diurna d'O Maior São João do Mundo com sua família e amigos. Às 10h, Romero embarcou com a esposa e os dois filhos na Locomotiva do Forró, com destino a Galante, distrito onde ele nasceu.
O Prefeito viajou no Vagão VIP, montado pela Autocar Turismo, empresa que administra o atrativo. Este é o ano 20 da Locomotiva do Forró. Além dos familiares do prefeito, também vários convidados participaram deste passeio.
Com orgulho de ser filho de ferroviário e “galantense”, o prefeito de Campina Grande dançou e cantou muito forró, durante as mais de duas horas de viagem até o distrito. Segundo ele, a viagem é indicada para todas as famílias e sempre lhe faz lembrar histórias acerca do veículo.
“MAIOR QUADRILHÃO JUNINO DO MUNDO” - O “Maior Quadrilhão do Mundo” foi levado mais uma vez à Pirâmide do Parque do Povo anteontem, 14, às 15h, com a promessa de quebrar seu próprio recorde, junto ao RankBrasil, e manter em Campina Grande o título de cidade que realiza a Maior Quadrilha Junina do Mundo, pelo 5° ano consecutivo. A expectativa é de que já no início da tarde os casais de quadrilheiros comecem a chegar no Parque do Povo para garantir o sucesso do ano passado.
Campina Grande conquistou pela primeira vez o título de “Maior Quadrilhão do Mundo” em 2013, com 628 pares. Em 2014 a marca foi ultrapassada, reunindo 716 casais. Em 2015 o quadrilhão junino realizado na terra do Maior São João do Mundo conseguiu a participação de 725 casais de dançarinos. Em 2016 o número de pares foi de 746. Neste ano, a marca campinense de Maior “Quadrilhão Junino do Mundo” garante que apresentar mais integrantes que na última edição.
EVENTOS PARALELOS -  Repetindo e aprimorando que ocorre todos os anos, paralelo aos festejos do Maior São João do Mundo, em Campina Grande durante todo o período junino vem se desenvolvendo uma ampla   programação com eventos que preservam as mais genuínas tradições e costumes da terra.
Neste aspecto, o calendário inclui alguns eventos de iniciativa privada, mas uma boa parte deles tem origem no próprio poder municipal, através da Sejej, que este ano se organizou para coordenar, alguns deles, como: Corrida dos Namorados, Corrida da Fogueira, Caminhada da Lua, Carroceata, Quadrilhão, Passeio Ciclístico, Pau de Sebo, Corrida do Jegue, dentre outros.
Calvagada – Um grande destaque dentro desta programação é a Cavalgada Junina que neste ano sairá às ruas de Campina Grande no próximo sábado, 17 de junho, reunindo cavaleiros e amazonas que já confirmaram encontro para às 8h na Estação Velha. A comitiva iniciará a Cavalgada Junina pelas ruas centrais de Campina Grande. Em seguida, a tropa seguirá para o Parque de Exposições de Animais, localizado no bairro do Ligeiro.
A Cavalgada Junina, com inspiração nos Tropeiros da Borborema, se afirma como um dos eventos de grande apelo cultural, dentro da programação do Maior São João do Mundo. A marcha, ritmada do cavalo Mangalarga Marchador, faz uma toada harmoniosa com os sons da sanfona, do triângulo e da zabumba, como se fosse um quarto e inusitado instrumento, na formação do forró genuíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário