Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de junho de 2017

CARUARU ESTÁ COM TUDO – FESTEJOS EM NOVE POLOS

Parque de Eventos Luiz Gonzaga
A abertura oficial do São João de Caruaru 2017 foi no sábado,3, na Estação Ferroviária. A prefeita Raquel Lyra, ao lado de autoridades no pórtico de entrada da estação, às 19h, recebeu a bandeira de São João e cortou a tradicional faixa no pórtico, que simboliza a abertura oficial dos festejos. A programação do São João, que começou no dia 3 e vai até o dia 29,  se desenvolverá em oito polos. Os principais são o Parque de Eventos Luiz Gonzaga (Pátio do Forró) e o Alto do Moura. Se você gosta de curtir forró pé de serra, pode conferir também a programação do Polo Juarez Santiago.
Durante a grande noitada de abertura, com a presença de alguns milhares de animados foliões, cinco quadrilhas e cinco grupos de dança recepcionaram as autoridades em um corredor especial. Houve a tradicional presença de grupos de bacamarteiros, bandas de pífanos e trios pé de serra, além de uma quadrilha com pernas de pau. 
Ponto alto do início dos festejos juninos foi a apresentação da Orquestra de Pífanos de Caruaru, regida pelo maestro Mozart Vieira, e que abriu os shows no Pátio do Forró. Em seguida, a paraibana Elba Ramalho subiu ao palco do “Maior e Melhor São João do Mundo”. A terceira atração da noite foi a Banda Fulô de Mandacaru. O Pátio recebeu, também, o retorno de Alcymar Monteiro, que ficou de fora dos festejos juninos nos últimos anos. A festa terminou às 3h.
CONTINUAÇÃO DOS FESTEJOS - O segundo fim de semana do São João de Caruaru teve apresentações em nove polos espalhados pela cidade e na zona rural. Os artistas estiveram que estiveram nos polos do Repente foram Juarez Santiago, Quadrilhas, Infantil, Alto do Moura, São João na Roça, São João nas Ruas, Forró do Candeeiro e Pátio do Forró. São mais de cem atrações distribuídas pelos polos de animação.
A programação foi retomada, na quinta-feira (8), com shows nos polos Juarez Santiago e Forró do Candeeiro. Entre as atrações, estão trios de forró pé de serra, a cantora Leonora Moreno e a banda Forró Asa Branca. O Pátio do Forró recebeu, também na quinta-feira, o evento “Caruaru, Capital da Adoração”, organizado pela Associação dos Pastores (Comeast), às 19h30.
Na sexta-feira (9) foi a estreia do Polo São João nas Ruas. O caminhão-palco estacionou na Rua Cabo, no bairro Boa Vista, às 19h, levando os shows do Trio Erivaldo Silva, Banda de Pífanos Alvorada e Valdir Santos. O Polo Azulão também estreou na sexta. A noite contou com a presença de quatro artistas caruaruenses. Houve programação também nos polos do Repente, Juarez Santiago, Candeeiro e Pátio do Forró.
Os moradores da zona rural receberam o São João na Roça, no sábado (10), na comunidade de Pau Santo. O caminhão-palco estacionou ao lado da Igreja Católica. Uma decoração especial foi montada, retomando os festejos juninos do passado. As apresentações começaram às 19h, com os repentistas Máximo Bezerra e Luciano Leonel. Em seguida, apresentarm-se os cantores Sebastian e Petrúcio Amorim. Os demais polos também terão programação.
No domingo (11), véspera do Dia dos Namorados, o Pátio do Forró recebeu os shows de Batista Lima, Flávio Leandro, Luan Estilizado e Magníficos. Os casais aproveitaram o forró romântico dois dias seguidos. Na segunda-feira (12), a programação do pátio teve Totonho e Banda, Wallas Arrais, Sirano e Sirino e Flávio José. Houve atrações, também, no Polo Juarez Santiago e no Polo das Quadrilhas. 
Neste final de semana, os destaques são: Amanhã, 17: Vumbora, Benil Forróbodo (Maestro Spok e Convidados) e Israel Novaes. Domingo -  Novinho da Paraíba, Silvério Pessoa, Nando Cordel e Gatinha Manhosa.
O encerramento das festas juninas de Caruaru será o próximo dia 29, o dia consagrado a São Pado. As apresentações finais estarão a cargo de Amigos Sertanejos, Jonas Esticado, Mano Walter e Alceu Valença
MAIOR QUENTÃO DO MUNDO -  A quinta festa do Festival de Comidas Gigantes foi realizada no sábado passado, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Os moradores do bairro Agamenon Magalhães prepararam o Maior Quentão do Mundo. A festa, realizada na Rua Amsterdã, começou a partir das 19h, com milhares de pessoas participando. 
O evento ocorre há 16 anos com o apoio da Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura e Turismo. De acordo com a organizadora do evento, Marleide Ferreira, foram servidos 550 litros da bebida este ano. Ainda segundo a organizadora, a bebida é preparada horas antes do consumo. Foram utilizados 110 litros de água, 300 litros de cachaça, 8 kg de gengibre, 3 kg de pimenta do reino, 8 kg de canela de pau, 4 kg de cravo, 6 kg de erva doce, 110 unidades de limões, dois kg de anil estrelado e 70 kg de açúcar, além das ervas. O quentão será distribuído gratuitamente.            
ATRAÇÕES – Além de uma centena de grandes nomes da MPB ligados ao forró e músicas juninas, são destaques: Maestro Mozart Vieira – Nascido em Belo Jardim, no Agreste do estado, ficou famoso após ter sua história de vida contada no filme Orquestra dos Meninos. Atualmente, o maestro rege Orquestra de Pífanos de Caruaru e a Banda de Meninos de São Caetano. A orquestra possui 61 músicos. 
Elba Ramalho – Nascida em Conceição, na Paraíba, Elba começou a carreira em 1968 tocando bateria no grupo feminino “As Brasas” e lançou seu primeiro álbum em 1979, intitulado “Ave de Prata”. A cantora participa também da turnê intitulada “Grande Encontro”, ao lado de Geraldo Azevedo e Alceu Valença. 
Fulô de Mandacaru – Atualmente, o grupo, que surgiu em 2001, é formado por Armandinho (acordeon), Tiago Muriê (triângulo) e Pingo Barros (zabumba). A banda já tem sete CDs gravados e três DVDs lançados, o último gravado pela Som Livre, após a vitória do reality show musical SuperStar, da Rede Globo, em 2016. 
Alcymar Monteiro – Alcymar está de volta ao São João de Caruaru quatro anos após seu último show no Maior e Melhor São João do Mundo. O cantor e compositor de forró e frevo, que nasceu em Aurora, no Ceará, e tem 64 anos, faz um trabalho versátil e já cantou ao lado de nomes como Dominguinhos, Alceu Valença e Luiz Gonzaga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário