Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de junho de 2017

FESTEJOS JUNINOS - JEITOS DIFERENTES DE COMEMORAR EM QUATRO DESTINOS

Os festejos juninos se espalham pelo país com fortes ingredientes das culturas locais que misturam o profano e o sagrado e atraem milhares de pessoas, movimentando as cidades nos meses de junho e julho. É um pouco desse clima que a Agência de Notícias do Turismo começou a mostrar desde o começo do mês uma série de matérias especiais sobre  destinos contemplados na chamada pública do Ministério do Turismo, destinado à ações de promoção e apoio à comercialização.
A série começa com Bragança, no Pará, primeira cidade a receber a visita de jornalistas e influenciadores digitais convidados para participar dos festejos e conhecer os principais atrativos locais. A realização da pres trip é parte da estratégia do Ministério do Turismo de transformar as festas de São João no mais novo produto turístico brasileiro a ser colocado nas prateleiras das agências de viagens do país e do exterior.
FESTA JUNINA NA AMAZÔNIA - O Festival Junino de Bragança é um evento tradicional que, em sua 29º edição, visa o desenvolvimento, produção e criação de expressões culturais populares. Na grande estrutura montada na praça de eventos da cidade, quadrilhas, bois-bumbás, cordões de pássaros e grupos musicais se apresentam para mais de 50 mil pessoas que circulam pelo evento nos quatro dias de festejo. A gastronomia paraense é uma grande atração da festa que acontece de 08 a 12 de junho.
O CAMINHO DA ROÇA NA CIDADE GRANDE - O Arraial de Belô, realizado de 09 de junho a 09 de julho, tem suas festividades espalhadas por toda a cidade nos meses de junho e julho, através da integração de uma verdadeira programação associada dos festejos juninos. O evento principal, com concurso de quadrilhas, barraquinhas, gastronomia, intervenções culturais temáticas e shows, acontecerá em dois finais de semana, sendo o Grupo de Acesso de 23 a 25 de junho e o Grupo Especial em 1 e 2 de julho.
MATO GROSSO DO SUL - É SÃO JOÃO NO PANTANAL - Em todos os cantos da cidade, Corumbá, porta de entrada do Pantanal, é festa, é crença, é devoção, é tradição. Um dos pontos altos é a Lavagem do Santo, nas águas do Rio Paraguai, dia em que os festeiros descem a ladeira Cunha e Cruz, carregando seus andores, com destino à prainha do Rio Paraguai para banhar a imagem de São João. Os festeiros, que são muitos, também abrem suas casas para a festa do Arraial do Banho de São João.
O REINADO DO BUMBA MEU BOI - No mês de junho, São Luís se transforma em um imenso arraial para homenagear São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal. A multiplicidade de estilo e a singularidade do festejo, inserido dentro de um verdadeiro ritual da cultura popular, são atestadas com apresentações de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, bambaê de caixa, dança do lelê, dança portuguesa, dança do boiadeiro e as quadrilhas. A festa já começou! (Com o MTUR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário