Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ESPETÁCULOS PARA NÃO ESQUECER - A XI BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ FESTEJA 20 ANOS

Performance "Ecran Somnambule" de Latifa Laâbissi
Começou ontem, às 21h, em palco montado na Praça São João, em Sobral, a  XI Bienal Internacional de Dança do Ceará,  com a Edisca apresentando Religare. Na noitada festiva,  Dora Andrade e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, foram homenageados.
Hoje, à noite, o grande evento chega a Fortaleza, no Theatro José de Alencar, e, depois de dois anos, em outros espaços, com abertura oficial desta edição a partir das 21h. No Palco Principal, a Cia Dita, do Ceará, abre a cena com dois solos: A cadeirinha e eu, uma criação de Fauller a partir da obra homônima da coreógrafa cearense Silvia Moura, e A morte do Cisne, com a bailarina Wilemara Barros.
As homenagens nesta noite de abertura em Fortaleza vão para o bailarino e coreógrafo cearense Cláudio Bernardo, residente na Bélgica, Dora Andrade e o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba. Festejando os 20 anos da primeira edição, a programação das noites de abertura em Sobral e Fortaleza termina com festa e o forró da cantora Eliane e o DJ Guga de Castro, na Praça do Teatro São João na quinta-feira, 19, e no Jardim do Theatro José de Alencar, na sexta-feira, dia 20.
A  programação das noites de abertura, tanto em Sobral como em  Fortaleza, tem término com festa e o forró da cantora Eliane e o DJ Guga de Castro, na Praça do Teatro São João, e no Jardim do Theatro José de Alencar, na sexta-feira, dia 20.
ONDE - Com toda a programação gratuita, a XI Bienal de Dança acontece em Sobral (19 a 22/10), Fortaleza (20 a 29/10), Paracuru (20 e 21/10), Trairí (20 e 21/10), Aquiraz (21 e 22/10), Juazeiro do Norte (25 e 26/10) e Itapipoca (27 e 28/10). Nesta Capital, os espetáculos serão no Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz, Sesc Iracema, Centro Cultural Bom Jardim, Praça dos Leões e Centro Cultural Banco do Nordeste.
Nesta edição comemorativa, a Bienal apresenta companhias e bailarinos do Brasil, Itália, França, Alemanha, Canadá, Congo, Bélgica e Argentina. Entre os nomes internacionais, a temporada conta com a companhia belga As Palavras, que apresenta Giovanni's Club, coreografia de Cláudio Bernardo, diretor da companhia, que entra em cena no solo Só20, sobre sua carreira.
IMPORTÂNCIA - Fazendo um retrospecto desses 20 anos, percebe-se a imensa importância que o evento teve como instância geradora e catalisadora dos mais diversos processos relativos à produção, difusão, formação e fruição em dança no Estado do Ceará. Se hoje o Ceará passou a integrar as cartografias da dança contemporânea nacional e internacional, muito disso deve-se às múltiplas ações e processos desenvolvidos pelo evento no decorrer de suas edições. 
Em 1997 a Bienal de Dança do Ceará realizou sua primeira edição. Naquele momento não havia ainda a percepção clara de que essa iniciativa seria um divisor de águas na história da dança cearense. Portanto, este ano o excepcional acontecimento celebra 20 anos de existência e chega à sua 11ª edição. com programação extensa e valiosa em Fortaleza e mais seis cidades cearenses, somando 25 companhias locais, nove nacionais e nove de mais sete países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário