Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

OPÇOES NA SEMANA SANTA EM MINAS GERAIS

Tiradentes MG
Nesta semana da Páscoa, é possível programar passeios religiosos e para descanso. As opções são diversas em todo território nacional, mas Minas Gerais se destaca pela sua tradição e religiosidade, confirmada pelas inúmeras igrejas barrocas incrustadas nas íngremes ladeiras de Ouro Preto, em Mariana, Congonhas, São João Del Rey, Tiradentes e em várias outras cidades mineiras. Quem optar por lazer, o Parque Nacional da Serra do Cipó é uma escolha imbatível. 
Algumas opções para uma esta agradável: 
OURO PRETO – localizada a 90 km de BH – A cidade já vale a visita por suas ladeiras e arquitetura histórica do Brasil colonial, esculturas do artista Aleijadinho, museus, igrejas e diversos pontos turísticos. Nesta Semana Santa o munícipio recebe uma programação religiosa para os fiéis comemorarem a data. Entre procissões e missas a tradicional confecção dos tapetes de serragem. O trabalho que surgiu em Ouro Preto em 1733 é marcado pela religiosidade e pelo espírito comunitário. Os tapetes são confeccionados nas ruas por onde passa a Procissão da Ressurreição e contam com a participação de moradores e turist as. 
TIRADENTES - A bucólica cidade, conhecida internacionalmente pela sua gastronomia, fica a 214 km da capital mineira. Ótima comida, boas compras. Tiradentes é reconhecida também pela qualidade e criatividade do seu artesanato. O Largo das Forras é a dica, especialmente as ruas Ministro Gabriel Passos e Resende Costa. Visitas imperdíveis: Matriz de Santo Antônio e o chafariz d e São José. Ruas calmas, calçadas de pedras enormes, cercada pela arquitetura colonial centenária são atrações a parte. 
BICHINHO - Localizado a 7km de Tiradentes, com acesso pela estrada de terra que liga esta cidade a Prados (12km) e que proporciona um visual encantador da Serra de São José, O distrito de Vitoriano Veloso (Bichinho) pertence a cidade de Prados desde 1938, e é conhecido também pelo sugestivo nome de “Bichinho”, um povoado que se formou com a descoberta de ricas lavras de ouro nos princípios do século XVIII. O nome atual é uma homenagem ao inconfidente Vitoriano Gonçalves Veloso, negro, escravo alforriado e alfaiate que nasceu e viveu na região. O rico artesanato da região é a principal atração do lugarejo.
SÃO JOÃO DEL REY - Quem for a Tiradentes e Bichinho não pode deixar de visitar a terra natal de Tancredo Neves, que fica a apenas 15 km de Tiradentes. São 20 minutos de carro ou 35 de Maria Fumaça, numa viagem também pelo tempo. Uma day trip a São João tem que incluir visitas às igrejas de São Francisco de Assis, que tem missas com música barroca aos domingos; à Catedral de Nossa Senhora do Pilar, com as talhas douradas do altar; à igreja de Nossa Senhora do Carmo, com seu mix de fases do barroco, e à igreja de Nossa Senhoras das Mercês, c onstruída sobre uma mina de ouro.
CONGONHAS  - A cidade dos clássicos profetas de Aleijadinho, fica a 1h30 de Tiradentes. É praticamente um desvio no caminho até Ouro Preto, que ainda tem uma hora pela frente. E dá um perfeito intervalo entre os dois trechos da viagem. A principal atração de Congonhas é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que abriga as 12 estátuas dos profetas feitas em pedra-sabão pelo mestre Aleijadinho. Dividida em três etapas, a visita à igreja começa do lado de fora, onde estão as seis Capelas dos Passos, que representam sete cenas da Paixão de Cristo com imagens esculpidas em cedro.
SERRA DO CIPÓ - Localizado há 90km de Belo Horizonte e apenas 60km de Lagoa Santa, o Parque Nacional da Serra do Cipó encanta pela natureza exuberante, belíssimas cachoeiras e rios de águas pura e cristalina, com riquíssima flora e fauna, grutas e cavernas com pinturas rupestres, vários cânions, além de completa infraestrutura para receber bem o turista. Um boa dica é se hospedar já em Lagoa Santa.
Onde Ir: Itabira: localizada na mesoregião Metropolitana a 110 km de Belo Horizonte, Itabira é terra natal do maior poeta brasileiro, Carlos Drumond de Andrade, e é também um dos mais importantes municípios mineradores do país. A cidade oferece também ótimas opções de lazer e turismo, como belas cachoeiras, museus, o Memorial Drumond em homenagem ao poeta, artesanato, rampa de vôo livre e a  IPOEMA: Localizada na zona rural de Itabira, no Distrito de Ipoema, o Museu do Tropeiro é outra atração imperdível para quem vai a Itabira. Com um acervo de 700 itens, como documentos e objetos usados em viagens pelos antigos tropeiros, o local é um espaço de aprendizado e convivência, além de palco de apresentações artísticas e culturais. (Jornalista Sérgio Moreira  - ARAJET/MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário