Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

NOVA JERUSALÉM/PERNAMBUCO - 50 ANOS DE APRESENTAÇÕES DA “PAIXÃO DE CRISTO”

Cena da Crucificação em Nova Jerusalém - PE
A “Paixão de Cristo” 2017 de Nova Jerusalém, município de Brejo da Madre de Deus, no agreste de Pernambuco, de 8 a 15 deste abril, marca o 50º ano de apresentações consecutivas do maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil. Para a temporada do cinquentenário, estão sendo apesentadas várias novidades e inovações preparadas pela direção, pela produção e pelos figurinistas do mega evento. Além dessas inovações, alguns monumentos foram inaugurados na pré-estreia, no último dia 7, na presença de convidados, da imprensa e das autoridades.
Realizada pela primeira vez em 1968, a Paixão de Cristo revive os últimos dias de Jesus, sua morte e ressurreição em uma encenação única no mundo, realizada em uma cidade-teatro com nove palcos platéia e com a participação de 50 atores e cerca de 400 figurantes.
Em seus últimos 49 anos de apresentações, mais de 3,8 milhões de pessoas de todas as idades já assistiram ao espetáculo. São turistas de vários estados do Brasil e de vários países que vêm à Nova Jerusalém de carro, vans e ônibus de excursões oferecidos pelas agências de viagem.
Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. 
O ELENCO – É numeroso o elenco da “Paixão de Cristo” de Nova Jerusalém. Os artistas Rômulo Arantes Neto (Jesus), Letícia Birkheuer, (Maria), Rafael Vianna, (Herodes), Joaquim Lopes (Pilatos), além da jovem atriz Adriana Birolli (Madalena), da bela Aline Riscado (Herodíades) e do modelo e ator Jesus Luz (Apóstolo João), são os estreantes deste ano.
O megaevento conta, ainda, com 50 atores pernambucanos, cerca de 500 figurantes e mil pessoas responsáveis por garantir que tudo sai bem nos bastidores da encenação. A peça narra os últimos dias de Jesus, sua morte e ressurreição em uma encenação única no mundo. A apresentação é realizada em nove cenários enquanto a plateia se desloca entre as muralhas da Nova Jerusalém com 3.500 metros, 70 torres e 7 portas. A cidade-teatro ocupa 100 mil metros quadrados e representa um terço da cidade de Jerusalém nos tempos em que Jesus viveu.
COMEMORAÇÕES - O teatro, localizado a 200 quilômetros do Recife, ganha vários monumentos nas comemorações dos cinquenta anos da Paixão de Cristo. Um deles em homenagem a Plínio Pacheco, idealizador da cidade-teatro e a “seu” Cazé, operário que deu forma aos cenários em arte de cantaria.
Houve a inauguração de uma réplica da famosa Pietá de Leonardo da Vinci, com o rosto da atriz Diva Pacheco, mulher de Plínio, que interpretou Maria por 12 anos. Já Jesus, tem a fisionomia de Luiz Mendonça, irmão de Diva, primeiro Jesus e diretor dos espetáculos, ainda nas ruas da vila de Fazenda Nova, entre 1951 e 1962. Ambos eram filhos do casal Epaminondas e Sebastiana Mendonça, idealizadores do “Drama do Calvário”, que deu origem a Paixão de Nova Jerusalém, já com o objetivo de atrair turistas para o interior de Pernambuco. Luiz Mendonça foi, também, o primeiro ator a interpretar o papel de Jesus dentro das muralhas da cidade-teatro, há 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário