Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

FESTAS TRADICIONAIS DA SEMANA SANTA PELO BRASIL

Procissão do fogaréu em Goiás Velho
Como país de maioria católica, quase todos os municípios brasileiros repetem festas, que já se tornaram obrigatórias, relembrando os últimos atos de Jesus na sua passagem pela terra. Destaquemos as de grandes tradições:  
SANTANA DE PARNAÍBA (SP) – Em Santana do Parnaíba, uma das cidades mais antigas do País, nas margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, Km 40 da Estrada dos Romeiros, todos os anos há histórica apresentação do “Drama da Paixão”, num espaço cenográfico de 15 mil metros quadrados. O espetáculo conta com 120 atores e mais de 800 figurantes, além de fogos e computação gráfica para dar mais emoção às cenas.
PARATY (RJ) - Durante as comemorações da Semana Santa, imagens e peças sacras, dos séculos XVII,  XIII com mais de 300 anos,  podem ser admiradas. Essas peças ficam guardadas o ano todo no cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty, na Igreja de Santa Rita. Destaque das celebrações religiosas, a Procissão do Encontro (ou dos Passos) é realizada na Sexta-feira Santa. Outro ponto alto da Semana Santa em Paraty é a Procissão do Fogaréu (ou da Prisão), com apenas homens participando. O Fogaréu, que começa à meia-noite de Quinta-feira Santa, simboliza a prisão de Cristo.
SERRINHA (BA) - O município oferece vasta programação durante a Semana Santa, desde missas e procissões até a encenação da “Paixão de Cristo”.O destaque é a Procissão do Fogaréu, uma das manifestações de fé mais tradicionais de Serrinha. Outro ponto marcante das celebrações é a subida ao Monte Guarani para a via-sacra, às 6 horas da Sexta-feira Santa. No alto dele, está o Cruzeiro. Lá, os fiéis acendem velas e fazem oração. 
GOIÁS VELHO (GO) - A Semana Santa é comemorada com tradição. Na noite da Quinta-feira Santa, a cidade revive momentos de grande impacto visual: a Procissão do Fogaréu, um ritual realizado há quase 300 anos. Ao lado dos fiéis, cerca de 500 homens empunhando tochas se postam diante da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Dali parte, à meia-noite, a Procissão do Fogaréu, acompanhada pelos sons de tambores. Fazem parte do espetáculo os farricocos, um grupo de 40 homens com túnicas coloridas e brilhantes, com capuzes pontiagudos e duas aberturas para os olhos. Os personagens encapuzados representam os soldados enviados por Caifás para prender Jesus. Apenas um dos farricocos enverga uma túnica branca. É ele que leva um estandarte de linho que representa Jesus.
PIRENÓPOLIS (GO) – A bucólica cidade do interior de Goiás é internacionalmente conhecida pelas manifestações folclóricas que promove. Daí a tradição de suas festas populares nas celebrações da Semana Santa.  Nas antigas ruas e casarões do século 18 são encenados os principais rituais da paixão, morte e ressurreição de Cristo.As celebrações começam já na sexta-feira anterior à Semana Santa, com missa e procissão de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja Matriz do Rosário, com circuito de ida e volta pelas ruas do centro histórico. Na tarde da Sexta-Feira Santa, acontece a Via-Crúcis, com a participação de atores locais. No mesmo dia, a Procissão do Senhor Morto percorre ruas históricas da cidade. O domingo de Páscoa é festejado com missas que celebram a ressurreição de Cristo.
OLINDA (PE) -  A cidade é expressão viva da fé durante a Semana Santa. A programação religiosa da começa na quinta-feira, com a Procissão do Encerro, e segue até o domingo, com a Procissão do Senhor Ressuscitado. A encenação “Cenas de Cristo” pode ser assistida, na colina da Igreja do Carmo, sempre às 18h30. 
NOVA PETRÓPOLIS (RS) - A Cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo já está vivento o evento mais doce do seu calendário. A Magia da Páscoa começou no dia 17 e termina no próximo domingo, na Praça das Flores/Rua Coberta de Nova Petrópolis. Feira de doces, programação infantil, atividades culturais e religiosas integram as atividades da Magia da Páscoa. O evento pretende reunir mais de 40 mil pessoas ao longo da programação.
A intensa programação religiosa também marca da Magia da Páscoa 2016. Na Sexta-Feira Santa, ocorrerá a Caminhada da Colheita da Macela, com saída às 05h, do Parque Aldeia do Imigrante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário