Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

VALORIZAÇÃO DA CULTURA NOS 291 ANOS DE FORTALEZA

Quartel da 10° Região Militar onde se acha o Forte Nossa Senhora de Assunção - Fortaleza
Para celebrar os 291 anos de Fortaleza, comemorados hoje, 13 de abril, a Prefeitura da Capital elaborou vasta programação em que a cultura foi o eixo principal. 
No Aterrinho da Praia de Iracema, o cantor Raimundo Fagner animará os fortalezenses, cantando os grandes sucessos de sua carreira. O início será às 20h, com o show “Para Cantar Fortaleza”, com a apresentação de  11 artistas cearenses: Mona Gadelha, Rodger Rogério, Daniel Groove, Fernando Catatau, Roberto Viana, Roberta Fiúza, Nayra Costa, Aldo Sena, Lucinha Menezes e Mateus e Bruno Perdigão (Banda Luxo da Aldeia). A direção musical será de Mimi Rocha.
SEGURANÇA - A fim de garantir a segurança e a diversão das 100 mil pessoas que devem comparecer ao evento, a Prefeitura da Capital promoveu uma reunião de planejamento da qual participaram órgãos municipais e estaduais. 
Ações direcionadas à segurança pública serão promovidas por meio de 57 homens da Polícia Civil distribuídos pelo entorno do evento. Além disso, 13 viaturas do órgão serão disponibilizadas, e as delegacias plantonistas estarão à disposição diante de eventuais necessidades. De forma concomitante, a Polícia Militar disponibilizará um efetivo composto por 141 homens, que realizarão, inclusive, o policiamento periférico das vias próximas à região do Aterrinho. A Guarda Municipal, desde as 14h de ontem está com  12 guardas na região. 
A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e colaboradores para atender a quaisquer intercorrências. Ambulâncias estarão à disposição nos postos médicos. 
NO PASSEIO PÚBLICO - Além da programação do Aterrinho da Praia de Iracema, a Secretaria da Cultura de Fortaleza, em parceria com o Movimento Viva o Centro, promoveu ontem um dia de atividades no Passeio Público, sempre enaltecendo os 291 anos da capital cearense.
A programação começou às 8h, com um café da manhã servido aos moradores de rua. Em seguida, eles deram azo às suas habilidades pintando um mural com impressões sobre a cidade de Fortaleza. O registro foi acompanhado por uma equipe de artistas plásticos.
Às 10h30, houve o lançamento do jornal “Viva o Centro”, edição comemorativa do aniversário da cidade.  Em seguida, um grupo musical encerrou a programação matinal, às 11h.  
A Associação dos Guias Integrados ao Turismo Rodoviário (Agir). À tarde, promoveu uma visita guiada ao Passeio Público e ao Museu da Indústria. 
Encerrando os festejos do dia, às 17h, houve a exibição do curta “Da Janela Lateral”, no Museu da Indústria, seguido de roda de conversa sobre o Centro de Fortaleza.
PARQUE DAS CRIANÇAS -  Em comemoração aos 291 anos da Capital, a Prefeitura realiza um amplo serviço de revitalização do paisagismo no Parque da Liberdade, mais conhecido como Parque das Crianças, ponto histórico e cultural do Centro da Cidade. O objetivo é resgatar a memória do espaço público, utilizado sobretudo para lazer da população fortalezense, proporcionando maior qualidade de vida no meio urbano.
No parque, são plantadas vincas, abacaxis ornamentais, palmeiras imperais e havaís. Além disso, o mato está sendo cortado, os jardins adubados e as árvores podadas. Os espaços vazios são preenchidos com flores e jarros de plantas no entorno da lagoa, trazendo mais vida e alegria ao parque.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (Setra), Elpídio Nogueira, informa que ainda estão previstas outras ações para o equipamento: pinturas, reparos elétricos e hidráulicos, despoluição do lago e iluminação branca.
Desde a última terça-feira, 11, o espaço conta com uma base da Inspetoria de Proteção Urbana (Insptur), da Guarda Municipal de Fortaleza, com 150 guardas que atuarão nos três turnos, por meio de viaturas e ronda de permanência no entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário