Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2018

BRASÍLIA - TRÊS DIAS DE FESTAS NO MAIOR SÃO JOÃO DO CERRADO

Palco dos shows do S João do Cerrado
Junho é somente uma referência. Na verdade, muitas das maiores tradições da cultura brasileira, os festejos juninos, começam em maio e se estendem até julho, movimentando cidades de muitas regiões.  São quermesses de igrejas, arraiás em comunidades, além de pequenos, médios e grandes eventos que geram fluxo turístico. Um exemplo é o  Maior São João do Cerrado, realizado em Brasília, que abriu o calendário na passada sexta-feira (18).
No Maior São João do Cerrado foram três dias de festa com entrada gratuita no estádio Abadião, na Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal com a maior comunidade nordestina. O clima do Nordeste e das festas juninas esteve presente nos shows de forró e outras músicas regionais apresentados no palco principal; nas exposições de arte e nos ambientes cenográficos. Claro que não faltará também as comidas típicas da época na praça de alimentação.
Com o pé nas tradições culturais brasileiras ao longo de 12 anos de realização, o Maior São João do Cerrado este ano teve como tema As Rendeiras do Brasil,  justa homenagem às artesãs e a essa arte que preserva técnicas e saberes tradicionais com as tramas de Bilro ou da Terra, Filé, Labirinto, Renascença, Richilieu ou Ponto Cruz. Estas referências foram embaladas com shows de artistas como Chambinho do Acordeon, Lucy Alves, Balé Flor do Cerrado, entre outros, até o dia 20 de maio.
O Maior São do Cerrado é um dos 1.381 festas e eventos de todo o Brasil inscritos em 2018 no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Somente de festejos juninos são cerca de 140. (Com o MTUR)
Em meio de tantos desencontros, em que a sujeira política se junta a justas reivindicações populares, assim mesmo o brasileiro não deixar de seguir em frente cultuando suas mais caras tradições. É assim que, em ritmo de muitas danças folclóricas, forró, frevo e arrasta-pé e comidas típicas regionais,   as cidades brasileiras, com mais veras as nordestinas, fazem de junho um mês para se esquecer por momentos as mazelas de que são vítimas. Os santos lendários do mês – Santo Antônio, São João e São Pedro, são os motivadores para que o Nordeste e grande parte de outras cidades Brasil afora  revivam as tradições de cor, alegria, atrativos diversos e festas para todos os gostos e perfis.
Vejamos como serão as comemorações em diversas  cidades nordestinas:
Campina Grande - Rival de Caruaru, Campina Grande, na Paraíba, se gaba e garante ter o “melhor São João do Mundo”.E atrativos para assegurar tal posto não faltam. Destaques para o tradicional casamento coletivo, realizado sempre no dia dos namorados, o trem do forró e as comidas gigantes. Os shows também chamam a atenção e atraem turistas de todos os cantos do país. Em 2017, por exemplo, Campina Grande recebeu mais de 2 milhões de pessoas. Para 2018 estão confirmados Wesley Safadão, Elba Ramalho, Luan Santana e muitos outros artistas.  
Caruaru - Alçada ao posto de capital do forró, Caruaru, no agreste de Pernambuco, oferece uma das mais tradicionais festas juninas do país. São quase 30 dias de festas com programação que se divide entre shows de grandes artistas, quadrilhas, barraquinhas com guloseimas, espaços para fotos e decoração especial em toda a cidade. Destaque para os festejos do Alto do Moura, que é onde se encontram as casas de mestres do artesanato, incluindo as obras do Mestre Vitalino, o mais famoso artesão da cidade. No local também é possível encontrar grandes expressões e manifestações artísticas. Para os apaixonados por cultura, o município reúne diversos museus, sendo um deles dedicados a Luiz Gonzaga, o rei do baião.
Mossoró - Na aconchegante Mossoró, no Rio Grande do Norte, o verdadeiro forró pé de serra toma conta da cidade durante todo o mês de junho e atrai grande volume de turistas interessados nos shows e atrações promovidos pela prefeitura. Além da presença de renomados artistas, como Alceu Valença, Joelma e a Banda Aviões do Forró, já confirmados para edição 2018, a cidade oferece apresentações culturais e teatrais que valorizam os artistas locais. Uma das peças mais encenadas pelas ruas durante o período junino, inclusive, retrata o dia em que a cidade venceu uma invasão e expulsou o bando de Lampião e Maria Bonita de Mossoró. 
No próximo domingo (27), Mossoró será escolhida a Corte da Cidade Junina entre dezenas de grupos culturais que transformam a cidade potiguar em um grande arraial. Será o pontapé para o início dos festejos juninos em um dos principais destinos de São João do país.
Também fará parte da realeza a Dama da Diversidade para integrar o público LGBT ao evento. Os eleitos serão os representantes da cidade e terão a honra e a responsabilidade de recepcionar os mossoroenses e turistas nos diversos projetos culturais do Mossoró Cidade Junina. 
Outro viés da festa é o aspecto cultural. Costureiras e aderecistas estão entre as profissões mais requisitadas pelas quadrilhas juninas e demais grupos culturais. E a música regional atinge seu auge. Já no dia 2 de junho, um cortejo junino abre oficialmente a temporada de shows, concursos de quadrilhas juninas e espetáculos, entre outras atrações da festa. O cortejo apelidado de “Pingo da Mei Dia”, expressão que faz referência a temperatura local de 40º, lembra um gigantesco bloco de carnaval puxado por trios elétricos ao som de forró e demais ritmos entoados por artistas locais. A festa se inicia, pontualmente, ao meio dia e entra pela noite.
Maceió - As festas juninas de Maceió podem até não ter a fama de Campina Grande, Caruaru e tantas outras cidades nordestinas têm, mas nem por isso merecem ser esquecidas. Os festejos na capital alagoana incluem desde shows com artistas famosos, como Marília Mendonça e Gustavo Lima a concursos de quadrilha, quermesses e afins. Pra quem gosta de praia e deseja curtir o São João em clima de férias, os resorts da capital são ótimas opções..
Aracajú - Carinhosamente chamada de Forró Caju, a principal festa junina de Aracajú, em Sergipe, atrai mais de 1 milhão de pessoas todos os anos à capital. Os festejos destoam um pouco por incluir apresentações folclóricas entre as atrações, mas ainda assim é possível dançar quadrilha e se perder em meio as barraquinhas de comidas típicas e joguinhos juninos. Para aqueles que não sabem dançar, a Forró Caju conta com alguns professores de dança para auxiliar os turistas mais perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário