Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2018

MATA ATLÂNTICA - O CEARÁ É CAMPEÃO NA CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO

Soldadinho-do-Araripe só encontrado no Ceará
Em um ano, a destruição da Mata Atlântica caiu 56,8% – menor valor total de desmatamento da série histórica do monitoramento do bioma – e o Ceará é o campeão do ranking da conservação ao beirar o desmatamento zero, com apenas 5 hectares (ha). A boa notícia está na 12ª edição do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”, edição que inclui o mapeamento do território dos 17 Estados inseridos no Mapa da Área de Aplicação da Lei 11.428 de 2006 – Lei da Mata Atlântica (2016-2017).
O levantamento é uma realização da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresentado no último dia 24, em São Paulo. O estudo mostra que o total de desflorestamento (classe mata – remanescentes florestais) identificado nas áreas dos 17 Estados da Mata Atlântica, no período 2016 a 2017, foi de 12.562 hectares (ha). Comparando a supressão da floresta nativa nos mesmos 17 Estados mapeados no período 2016 a 2017, houve redução de 56,8% na taxa de desmatamento.
PLANOS MUNICIPAIS - Os municípios têm papel importante na proteção da floresta mais ameaçada do Brasil e uma das principais formas de contribuir é através da elaboração e implementação dos Planos Municipais da Mata Atlântica. Segundo a gestora da APA da Serra de Baturité, Patrícia Jacaúna, medidas estão sendo tomadas pelo Governo do Ceará, nesse sentido. “A Sema, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), já assinou termos de cooperação técnica para elaboração dos planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica nos municípios de Pacoti, Guaramiranga, Aratuba, Mulungu, Redenção e Palmácia”, afirma.
MATA ATLÂNTICA - A Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada. A vegetação natural inclui, além das florestas nativas, os refúgios, várzeas, campos de altitude, mangues, restingas e dunas. Segundo dados do IBGE, no Brasil, são mais de 145 milhões de habitantes vivendo em 3.429 municípios com Mata Atlântica.
APA DA SERRA DE BATURITÉ - A APA da Serra de Baturité compreende 9 municípios: Pacoti, Aratuba, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaramiranga, Redenção, Mulungu e Palmácia. Ocupa uma área de 32.690 ha, o um verdadeiro remanescente de Mata Atlântica que contrasta com a paisagem semiárida do interior cearense. Saiba mais em: www.sema.ce.gov.br.
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica atua desde 1986 na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. Realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração do bioma. Saiba mais em: www.sosma.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário