Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2018

FATOS POSITIVOS PARA TURISMO DO CEARÁ

De férias, lemos, no jornal impresso Diário do Nordeste, edição de sábado e domingo últimos, notícias alvissareiras, relacionadas ao “Boom” do Turismo no Estado do Ceará. Em face do retrocitado, destacamos algumas: com o funcionamento do Hub, nas férias de julho/2018, devem ser gerada uma renda de 1 bilhão e 800 milhões de reais, com a movimentação de 440 mil turistas, dentre turistas nacionais e estrangeiros, desfrutando suas horas de lazer em Fortaleza, capital do Ceará, e, no interior cearense, sobretudo nos municípios litorâneos e serras, embora a minoria procure os sertões, que possuem atrativos também dignos de ser curtidos.
A divulgação desses dados é motivo de satisfação, não só para quem movimenta a cadeia produtiva do turismo cearense, mas também para quem escreve, sobre o desenvolvimento das atividades turísticas, que impactam mais de 50 atividades, nos três setores da Economia, a exemplo da Indústria, Agropecuário e Serviços. Outro ponto positivo é a ocupação da rede hoteleira, que segundo o presidente da ABIH-Ceará, Eliseu Barros, poderá ultrapassar 82%. Para a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a previsão, para este mês, é de 2,64%, maior que idêntico mês em 2017, devendo saltar de 79,9% para 82%. No comércio, a perspectiva é otimista, apesar do desabastecimento de alguns produtos, com a greve dos caminhoneiros, de vender mais. Um adendo: só não é recomendável é explorar os turistas.
Vamos a outros resultados positivos. Com o aumento de voos nacionais e internacionais, a previsão de crescimento de passageiros, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense, é de 12,5%.  Em julho de 2017, passaram, por lá, 621 mil pessoas, número que deve chegar a 700 mil passageiros nesta alta temporada. Vale ressaltar que todos esses resultados deve-se, em parte, ao início das operações do Hub da Air France/KLM/Gol, em Fortaleza-CE, sem falar da alta do dólar, que enseja o turista brasileiro a conhecer os atrativos naturais e criados pelas mãos humanas em diversos recantos desse imenso Brasil.
Ah! Leitor-amigo: destaquemos, outrossim, a divulgação do potencial turístico do Ceará, realizado pela Setur (Secretaria do Turismo do Ceará), Setfor (Secretaria do Turismo de Fortaleza), geridas pelos competentes secretários Arialdo Pinho e Régis Medeiros) e a iniciativa privada, em eventos pelo Centro-Sul, Sul e Nordeste, afora em alguns países do exterior, estimulando a vinda de turistas nacionais e estrangeiros a nosso país e, em especial, ao Ceará, com maior número de visitantes a Fortaleza, principal portão de entrada de quem deseja conhecer o que há de belo, útil e agradável em todo o território cearense. 
Bem! Fiquemos, por aqui, visto ser limitado nosso espaço neste jornal eletrônico, ou seja, Rota do Sol Turismo, com tiragem de 3 mil exemplares e distribuição dirigida ao trade turístico local e nacional, além de colegas de imprensa, nos 27 Estados do país. A verdade é que foram registradas outras ações, em benefício do Turismo Ceará, num caderno especial do jornal Diário do Nordeste, cuja edição foi acima especificada.
Agora, como fazemos, no início das altas estações de turismo, um indispensável apelo: tratemos bem os turistas, prestemos-lhes informações corretas a respeito do povo, da sua cultura, dos atrativos turísticos, das suas localizações, da sua gastronomia. Enfim, de tudo o que possa deixá-los encantados e satisfeitos, em termos do que esperam encontrar na Terra de Iracema (Estado) e na “Loira Desposada do Sol” (Capital), segundo os imortais escritores cearenses, José de Alencar e Paula Nei. Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário