Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2018

PECNORDESTE 2018 - UM GRANDE EVENTO PARA A ECONOMIA DO ESTADO

O ato de abertura do 22º Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE ocorreu ontem, no Centro de Eventos do Ceará, com destacada presença de autoridades. Da máxima importância para a economia do Estado, o evento, que tem seu término marcado para amanhã, reúne nove segmentos, sendo sete pecuários: aquicultura e pesca, avicultura, apicultura, bovinocultura, caprinovinicultura, equinocultura, suinocultura e ainda: turismo rural e artesanato, que quando bem explorados impactam na renda da propriedade.
A solenidade de abertura aconteceu às 9 horas e contou com a presença do Governador Camilo Santana, presidentes de Federações de Agricultura dos 9 estados do Nordeste, do superintendentes do SENAR dos estados do Nordeste, presidentes de Sindicatos Rurais, produtores de diversas regiões do Estado, secertários estaduais, municipais, representantes de diversas instituições e órgãos ligados a agropecuária.
Na ocasião, houve  a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra a três personalidades: o Deputado Federal pelo Piauí , Júlio César de Carvalho Lima, coordenador da bancada nordestina, ex-presidente da Comissão de Agricultura, o médico veterinário  da Agência de Defesa Agropecuária ADAGRI, Joaquim Sampaio Barros; e, na  categoria  produtor rural e ou liderança classista;, José Pinto de Albuquerque, fundador e ex-presidente do Sindicato Rural de Coreaú. 
Também, houve uma visita ao pavilhão da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, ao Show Room de Tecnologias Agropecuárias, e a Expopec-Exposição de Animais representando os seis segmentos pecuários adaptados ao semi-árido: bovinos, caprinos, ovinos,suinos, equinos e aves.
A palestra magna com o tema Gestão e Mercado: o Caminho para o Fortalecimento da pecuária nordestina, foi ministrada às 14 h, no auditório principal, pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, economista pela UJF.
A variada programação inclui temas dos segmentos da sua abrangência. Estarão em debate cerca de 100 açōes, entre 58 palestras  técnicas-científicas, 20 oficinas de capacitação gratuitas, Mesas redondas, Painéis, o III Seminário Cearense da Palma Forrageira, um Seminário sobre  turismo Rural, uma Exposição de  Animais das raças bovinas, caprinos, ovinos, suínos e equinos, uma Feira Pet, uma Exposição de Produtos e Serviços Agropecuários , um Show Room de Tecnologias Agropecuárias, a Vitrine do SENAR, as Espécies Forrageiras que estão sendo pesquisadas no Programa Forrageiras do Semiárido, 
A expectativa dos organizadores é de que o grande encontro deste ano capacite 4.500 técnicos, produtores rurais, pequenos e médios empresários, bem assim reúna cerca de 30 mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes, veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas, além de instituições públicas, privadas e Sindicatos Rurais.
COMISSÃO TÉCNICO - Há 21 anos a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, que tem como presidente Flávio Saboya, divide com uma equipe de técnica de alto nível, formada por profissionais, instituições e associações ligadas a agropecuária, a responsabilidade de organizar toda a programação técnico-científica e realizar este que é dos maiores eventos do Nordeste – PECNORDESTE. O coordenador geral do evento é o eng. agrônomo Sergio Oliveira da Silva e o coordenador da Comissão Técnico- Científica, o engo agrônomo Eduardo Melo Barroso. Cada um dos 9 segmentos pecuários tem um coordenador -voluntário. As instituições que compõem a Comissão Técnico Científica são:  UFC. UECE, SEAPA, SDA, SENAR-CE, SEBRAE- CE, EMBRAPA, EMATERCE, ADAGRI, SINDIALIMENTOS, CENTEC, ADAGR, ACCC, ACOCECE, ACEAQ, ASCE, CÃMARA SETORIAL DO MEL E DA EQUINICULTURA, CEART.
São promotores da PEC Nordeste 2018 o Sistema FAEC/SENAR/ CNA e SEBRAE, com o apoio de diversos parceiros como o Banco do Nordeste do Brasil-BNB, ADECE, FIEC e o Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário