Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

AEROPORTO DE SALVADOR MODERNIZA-SE

Depois de ser entregue a sua administração à VINCI Airports, através de um Contrato de Concessão, o Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, de Salvador – Bahia, iniciou as obras de sua requalificação, com o objetivo de aprimorar a sua infraestrutura, o que equivale, inclusive, a elevar a segurança e o conforto das suas operações.
As obras que já estão sendo realizadas são consequência das exigências constantes do Contrato de Concessões, estabelecidas pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. As obras de alguma complexidade, nessa primeira etapa, têm prazo de conclusão para o mês de outubro do próximo ano.
Objetivando evitar maiores transtornos e dificuldades para a sua operação, as obras ocorrerão em três etapas. Nas duas primeiras não haverá qualquer dificuldade ou impedimento para os pousos e decolagens, que transcorrerão de forma abslutamente normal. Acontecerá apenas o fechamento parcial da pista, quando devido.
Em toda a operação de remodelação e aperfeiçoamento da pista, o objetivo é de que a requalificação lhe proporcione maior eficiência, bem assim mais segurança em todas as operações que ocorram, que estarão integradas rigorosamente aos padrões internacionais. Da mesma sorte como será elevada a sua vida útil, consequência do que serão reduzidas as necessidades dos decorrentes serviços de manutenção corretivo com os impactos que lhe são naturais.
O prazo de quatro meses é destinado à realização da primeira etapa, das três em que se constituirão as obras, já iniciadas. A sua conclusão está prevista para janeiro vindouro. Nela serão proporcionadas as condições de recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal, bem assim alguns ajustes na faixa da pista e implantação da área de segurança no final da pista.
Serão priorizados, nessa fase, os 900m finais da pista, sendo que a execução ocorrerá no príodo das 07hs30m às 17hs30m. Com essa programação, não serão afetados os vôos internacionais que ocorrem naturalmente no período noturno, com aeronaves de maior porte. Nesse período, toda a pista 10/28 estará com a sua total extensão disponivel.
A pista considerada como a “taxiway A”, que se destinas à movimentação das aeronaves, sofrerá também intervenção, de forma paralela aos pousos e decolagens.
No mês de janeiro será iniciada a segunda fase dessas obras, que perdurarão até o mês de abril do próximo ano. Serão os 900m iniciais da pista principal. Já entre os meses de maio e agosto do mesmo ano ocorrerão as obras da terceira etapa, com as atenções voltadas para a parte central da pista.
Com o objetivo de que se ajustem a essas novas condições e evitem maiores transtornos para os passageiros, todas as companhias aéreas foram devidamente informadas sobre a programção dos trabalhos de recuperação da pista. Ainda para este mês de setembro foram programados serviços de manutenção na pista principal, como forma adicional às obras constantes do contrato.
Entre 02hs00 e 06hs00, serão realizados serviços de remoção de borracha e recuperação asfáltica, manutenção do sistema de balizamento, bem assim a revitalização horizontal na pista 10/28. Nesse período, a pista estará fechada para operações normais.
O conjunto das intervenções globais determinadas pelo Contrato de Concessão, e que está dividido em duas partes, deverá ter a duração total de quatro anos, com a conclusão geral prevista para o mês de outubro de 2021. 
Na primeira fase está programada a ampliação e modernização do terminal de passageiros atual, mudanças no embarque e desembarque, modernização dos banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, bem assim a adequação na infraestrutura da área das aeronaves, entre vários outros seviços a serem implementados.
A VINCI Airports é uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos. Sob a sua responsabilidade está o gerenciamento e operações em 44 aeroportos da França, Portugal, Reino Unido, Suiça, Camboja, Japão, Estados Unidos, República Dominicana, Costa Rica, Chile e, agora, Brasil. São mais de 250 companhias aéreas que registraram um tráfego superior a 180 milhões de passageiros no ano passado, nesses aeroportos administrados pela VINCI.
É um total de 12 mil funcionários que atuam na direção do financiamento, construção e operação dos aeroportos. No ano passado, o faturamento anual para tais atividades alcançou 3.2 bilhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário