Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O SEBRAE EM BATURITÉ - TERMINA AMANHÃ A FEIRA INTEGRADA DE OPORTUNIDADES

O Sebrae promove desde ontem e até amanhã, 29, em Baturité, a FIO 2018, evento que tem como foco a geração de oportunidades e a realização de negócios para os empreendedores do Maciço, principalmente nas áreas do turismo, economia criativa e agronegócio.
 Aberto ao público em geral, o evento tem uma programação especial com seminários, palestras, oficinas de capacitação, exposição de produtos e serviços e apresentações culturais. Um dos destaques da programação é o lançamento do programa Caminhos do Maciço, desenvolvido pelo Sebrae, juntamente com as administrações municipais e empreendedores da Serra de Baturité.
O lançamento do Caminhos do Maciço começou às 20 horas, de ontem, no auditório do Paço Municipal de Baturité. De acordo com a articuladora do Sebrae na região do Maciço, Fabiana Gizele, o novo programa é um desdobramento do trabalho iniciado em 2015, com a Rota Verde do Café e tem como foco o desenvolvimento integrado e sustentável do território, a partir de um extenso programa de qualificação profissional e orientação técnica.
FOCO NO TURISMO - Além da qualificação, o programa tem um forte componente de promoção turística ao reunir em um mesmo guia, que será disponibilizado de forma impressa e virtual, um conjunto de equipamentos dos municípios, que vão deste os tradicionais atrativos até industrias agro artesanais e organizações produtivas. Segundo Fabiana, o primeiro município a ser contemplado com as ações do programa é Mulungu.
Ainda na área do turismo, a programação da FIO 2018 conta com a realização do Talk Show Destinos Turísticos Inteligentes – Rotas do Ceará, onde é apresentado ao público o andamento dos programas de estruturação de rotas turísticas que o Sebrae vem desenvolvendo em cinco territórios do estado. Também é destaque a palestra magna “Estratégias para o Turismo – Consolidação de Rotas Turísticas com ênfase na governança, respeito às vocações e cultura do território”, que será proferida pelo ex-ministro do turismo e ex-diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
OUTROS ALVOS -Um dos focos estratégicos da FIO 2018, a economia criativa terá um papel de destaque com a realização do Salão do Artesanato. O espaço foi pensado para apresentar ao público um pouco do resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos de artesãos do Maciço, que com o apoio do Sebrae. No palco Ritmos e Danças, durante os três dias de evento, grupos musicais e artísticos da região estarão se apresentando para o público da feira.
A produção agrícola do Maciço também tem espaço na programação da FIO 2018, em especial os produtores da agricultura familiar, que são os responsáveis pela permanência do cinturão verde da Serra de Baturité, da qualidade da água e de solos ricos em nutrientes. 
Durante a feira, os produtores do Maciço estarão contemplados com a realização de oficinas técnicas, espaço para exposição de produtos e a realização de uma rodada de negócios, envolvendo os segmentos agroartesanal e de turismo. 
Amanhã, haverá o lançamento do Selo Sebrae de Sustentabilidade. 
Um dos destaque do evento é o lançamento do I Simpósio de Educação Empreendedora, com o objetivo de fomentar o programa de ensino do empreendedorismo para estudantes, além de promover a troca de experiências entre diretores, coordenadores e professores das redes de ensino pública e privado da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário