Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2019

ECONOMIA - FORTALEZA É CANDIDATA À REDE DE CIDADES CRIATIVAS

Teatro José de Alencar
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Ricardo Cavalcante, se reuniu com os representantes do comitê gestor responsável pela elaboração do dossiê de candidatura de Fortaleza à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.
Na oportunidade, foi apresentado ao presidente do CDE o andamento do trabalho de elaboração do dossiê que será enviado à Unesco pleiteando a inclusão da capital cearense na Rede Mundial, que atualmente é composta por 180 cidades distribuídas por 72 países.
No Brasil, integram a rede as cidades de Florianópolis, Belém e Paraty (cidades criativas no segmento gastronômico); Brasília e Curitiba (design); João Pessoa (artesanato); Salvador (música); e Santos (Cinema).  A candidatura de Fortaleza tem como área temática o Design e por isso, o dossiê de candidatura precisa conter um conjunto de informações sobre o cenário, realizações, políticas públicas, ações de fomento, marcos legais, pesquisas, entre outros, deste segmento na cidade.
CIDADES CRIATIVAS - A Rede de Cidades Criativas da UNESCO é uma plataforma internacional que conecta cidades para compartilhar experiências, ideias e melhores práticas no campo das indústrias criativas e do desenvolvimento urbano. Cada cidade integrante precisa estar identificada em uma das sete áreas temáticas da economia criativa definida pela Unesco: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas ou música.
ROTAS ESTRATÉGICAS - É uma iniciativa do Sistema FIEC, em parceria com o Sebrae, cujo objetivo é construir estratégias de desenvolvimento para setores da economia identificados como estratégicos para o desenvolvimento do Ceará. Entre os setores identificados está a Economia Criativa, que reúne atividades relacionadas ao conhecimento, à cultura, à criatividade e à capacidade intelectual, ficando evidente o impacto positivo que o desenvolvimento destes traria para a agregação de valor de produtos industriais, o fortalecimento da identidade cultural e o empreendedorismo no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário