Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2019

TURISMO DE EVENTOS: NECESSITA SER MAIS DIVULGADO

No nosso artigo desta semana, um pouco, a respeito do Turismo de Negócios e Eventos, que necessita ser mais divulgado e explorado pelas iniciativas públicas e privada no Estado do Ceará e em outros Estados e por que não em centros emissores de turistas estrangeiros? Afinal, Turismo, que não se divulga, esconde-se, como afirmamos há muitos anos.
Atentando-se para o que foi explanado, pela pesquisa, elaborada pela Federação do Comércio, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitor, o Turismo de Negócios e Eventos, no Ceará, pode ser ampliado, mormente na região do Cariri e em Sobral. Urge, pois, incrementá-lo nas cidades interioranas com potencial turístico.
Bem! Pelos dados apresentados, o Turismo de Eventos e Negócios, em Fortaleza-CE, registrou, em 2018, uma receita de R& 594, 6 milhões, mediante gastos dos turistas, quando fizeram essas modalidades de turismo. Acrescente-se ter sido, ainda, responsável por uma arrecadação de R$ 190,6 milhões e geração de 47 mil empregos formais e informais.
Ante o exposto acima, pode-se dizer que há consenso dos empresários do ramo, no tocante à viabilidade econômica de se investir mais, na divulgação interna e externa do Turismo de Eventos e Negócios, dentro e fora do Ceará, considerando-se o fato de turistas de eventos e negócios gastarem mais do que os de lazer. Por sinal, houve reclamação da parte de uma representante da cadeia produtiva de eventos de que se valoriza mais esse tipo de turismo do que o de eventos e negócios.
Apelando-se, pois, para a lógica, de que o turismo de eventos e de negócios garante um retorno financeiro maior do que o de lazer, estranha-nos constatar ser o de lazer mais propalado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. A nosso ver, os empresário desse segmento bem que poderiam investir mais, em sua divulgação, a fim de obter recursos financeiros sempre crescentes na promoção de eventos. 
Na verdade, inúmeras pessoas demonstram interesse em participar de eventos, que digam respeito ao enriquecimento técnico, científico ou profissional, cultural, afora o consumo e o entretenimento. Não restam dúvidas de que o Turismo de Eventos e de Negócio é de suma importância, para qualquer Estado e Município, visto – como dizem “experts” no assunto - incentivar o desenvolvimento socioeconômico e cultural local, dando sua expressiva parcela de contribuição, na geração de emprego, distribuição de renda e criação de infraestrutura, beneficiando não, apenas, os turistas, bem como a população citadina.
Por último, registramos que o Turismo de Eventos e de Negócios é apontado, por estudiosos do Turismo, como solução ideal, para existir maior equilíbrio da demanda de turistas na “alta e baixa estação”. Nesse caso, o turista de eventos e de negócios não necessita de férias, para viajar, podendo, assim, participar de eventos em qualquer período do ano. Vale salientar que seu desenvolvimento sustentável proporciona amplo e diversificado conjunto de atividades econômicas e culturais, tendo destacada atuação no setor de serviços, na indústria, na agricultura e no comércio em geral. Vamos, pois, implementar, em nosso Estado, o Turismo de Eventos e de Negócios! Obrigado pela leitura e maravilhoso fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário