Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2019

INÍCIADO O 70º SALÃO DE ABRIL - OBRAS PREMIADAS EXPOSTAS EM CINCO ESPAÇOS DIFERENTES

Visitação
A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza realizou, no sábado (27/04), a abertura do 70º Salão de Abril, ocorrida no Minimuseu Firmeza, local onde residiu o casal de artistas Estrigas e Nice, homenagedos desta edição. No evento, esteve presente o secretário Municipal da Cultura, Gilvan Paiva, os curadores da mostra de 2019, Jacqueline Medeiros, Solon Ribeiro e Herbert Rolim, além de artistas contemplados e convidados.
Neste ano, das mais de 600 obras inscritas, 30 foram premiadas e estão expostas em cinco diferentes espaços da Cidade ao longo de dois meses, com objetivo de descentralizar o acesso à arte e permitir que a sociedade permeie importantes e históricos ambientes de cultura. Entre eles, estão o Minimuseu Firmeza, a Sem Título Arte, o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, o Espaço Cegás de Cultura e o Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB – Fortaleza). O Salão de Abril ainda percorrerá ateliês e galerias, que abrem suas portas para compartilhar processos criativos junto a artistas e visitantes. A programação conta ainda com palestras e debates abertos ao público durante os dois meses de mostra.
HOMENAGEM - O Salão de Abril, um dos mais disputados e reconhecidos do País, comemora 70 edições em 2019, em 76 anos de existência, fazendo uma homenagem aos artistas Estrigas e Nice Firmeza. Neste ano, Estrigas comemoraria 100 anos de idade.
Com a missão de prestar uma homenagem ao casal Firmeza, traz como tema “À Sombra do Baobá”, por analogia desta frondosa árvore, plantada no coração do Minimuseu Firmeza, com o que melhor representa o legado (ramificações) deixado por estes artistas modernistas para a cidade de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário