Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2019

RECUPERAR TUDO O QUE AS CHUVAS DESTRUÍRAM

Chegamos – pode-se dizer – ao fim da quadra chuvosa, no Estado do Ceará. Choverá, sim, ao longo do mês em curso, porém, de maneira não intensa, a exemplo dos meses anteriores de 2019. O período chuvoso, pelo menos, em Fortaleza, capital do Ceará, trouxe alguns benefícios para os habitantes da “Loira Desposada do Sol”, como a recarga das águas subterrâneas, o alívio do calorão, que, às vezes, passa dos 32 graus, e  o enchimento de reservatórios hídricos, que abastecem a metrópole. 
Mas, sem dúvida, as chuvas torrenciais causaram sérios danos à sua infraestrutura física e prejuízos financeiros aos moradores, mediante o rompimento de esgotos, fossas, alagamento em ruas e avenidas, destruição da camada asfáltica, sinais luminosos de trânsito pifados, a queda de árvores e o desmoronamento de casebres, perdas de mercadorias, móveis, além de tetos, muros desabados de algumas escolas públicas, dentre outras mazelas.
Bem! Foram muitos os transtornos, na metrópole, deixando-a maltratada e suja, todavia parte da culpa cabe à população que joga resíduos sólidos, nas vias e praças públicas, que entopem esgotos, além do acúmulo, de águas fétidas, nas coxias, sem falar do surgimento de ratos e insetos indesejáveis, como baratas e o chamado mosquito da dengue etc. 
Agora, o melhor para Fortaleza, atentando-se para o que esclareceu e prometeu o prefeito Roberto Cláudio, em entrevista à emissora de rádio Verdes Mares 810, no programa Paulo Oliveira, líder de audiência. Reconhecendo os problemas, devido ás fortes chuvas, na capital cearense, afirmou que, assim que terminasse a quadra chuvosa, suas equipes de trabalho, nos diversos segmentos, iniciariam os reparos, no tocante à situação desagradável, acima mencionada, para que tudo retornasse ao normal e a população,  fosse indenizada com a perda de seus pertences, incluindo moradias.
O prefeito Roberto Cláudio foi enfático e garantiu aos ouvintes, embora o prazo seja curto, sanar os principais problemas tão reclamados pela população e visitantes. Falou que as obras, em andamento,  para deixar Fortaleza, como se diz, nos “trinques”, para satisfação dos populares e dos turistas, que virão visitar e revisitar a hospitaleira metrópole fortalezense, no mês de julho vindouro, serão concluídas, ao término de seu mandato, uma delas a requalificação da Avenida Beira-Mar, que será a orla marítima mais linda e movimentada do Nordeste brasileiro, com pontos comerciais (barracas) padronizados, calçadão destinado a pedestres e ciclistas, iluminação pública feérica, estacionamentos de veículos organizados, acesso fácil a cadeirantes e a idosos, limpeza, diariamente,  ao longo da avenida, disciplinamento de vendedores ambulantes, o Mercado dos Peixes, com boxes padronizados e ambiente higienizado, graças ao saneamento básico na orla.
Ante o exposto, esperançoso, e acreditando que a Prefeitura de Fortaleza, na última gestão de Roberto Cláudio, cumprirá o prometido, não venha a apresentar tantos problemas, em sua infraestrutura física, uma vez que as providências serão tomadas, a partir deste mês. Desejamos, pois, que as ações, imediatas e necessárias, evitem, assim, sérios transtornos à vida da população e dos turistas, estes por gastarem expressivas somas em dinheiro, ao passar  dias de lazer, a negócios ou em eventos, sem querermos dar uma de bairrista, na capital cearense, que tem  Sol em abundância, afora belas praias, variada gastronomia e rico artesanato e outros atrativos turísticos e culturais. 
Vamos, lá, atuantes representantes da Prefeitura, Governo do Estado e empresários dos segmentos de turismo, contribuir para o embelezamento de Fortaleza, incluindo a segurança pública, que se tornou, por incrível que pareça, um dos atrativos turísticos nos principais polos receptivos de turistas Brasil afora. Mãos à obra, gente, pois a alta estação está próxima e não se deve perder tempo na recuperação do que foi extraviado pelas chuvas e pelo passar dos anos. Obrigado pela leitura e excelente fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário