Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

BENTO GONÇALVES - A FENAVINHO VOLTA A CELEBRAR A CULTURA DO VINHO

A Imperatriz Bárbara Bortolini, as Damas de Honra,
  Ana Paula Pastorello,  e Sandi Marina Corso
Que as paisagens com vales verdejantes da Serra Gaúcha são afamadas muita gente já sabe.  Afinal, a região é frequentemente escolhida para ambientar produções como telenovelas, filmes e campanhas publicitárias. Mas agora os brasileiros têm mais  um motivo extra para vivenciar uma experiência cultural e enogastronômica: a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que ocorrerá em Bento Gonçalves de 13 a 23 de junho, junto à ExpoBento – maior feira multissetorial do país. 
A Fenavinho começou em 1967, tendo sua última edição em 2011. Após o hiato de oito anos, o evento retorna com a mesma essência: celebrar a cultura do vinho – o protagonista desse encontro. Por isso, a festa promete uma programação de retorno às origens, retratando o trabalho dos imigrantes italianos que trouxeram a cultura da vinha à cidade. 
Ambientada como se fosse uma vila típica dos tempos da imigração, a Fenavinho integra áreas de gastronomia, de agroindústria e de vinícolas, recriando ambientes de época e revitalizando expressões da cultura regional. Essa atmosfera será transmitida por meio de arquitetura, artesanato, hábitos e costumes, vinho, boa gastronomia, teatro, música, entre outras ações interativas com o público, sempre com a bela receptividade do trio de soberanas da festa, a Imperatriz do Vinho  Bárbara Bortolini e as Damas de Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso.
Vinícolas expositoras apresentarão e comercializarão seus produtos, compartilhando com os visitantes a evolução do setor. Para ampliar o conhecimento, eles serão desafiados a visitar um espaço sensorial, chamado de Galeria de Aromas. Ali, aprenderão a identificar notas de algumas das variedades elaboradas na Serra, uma experiência que conta com a parceria do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal (IFRS). Os visitantes ainda poderão frequentar cursos de degustação promovidos em parceria com as vinícolas expositoras e curadoria do Comitê Organizador da Fenavinho.
 REVIVENDO UMA TRADIÇÃO - Antecipando as comemorações da Fenavinho, será resgatada uma das mais emblemáticas atrações na história da festa: o vinho encanado junto à Casa do Vinho, localizada na Via del Vino – região central de Bento Gonçalves.
Durante os dois finais de semana que antecedem o evento (dias 1º e 2 e 8 e 9 de junho), turistas e comunidade local poderão adquirir taças comemorativas (150ml) para brindar com vinhos finos ou suco de uva integral a preços acessíveis – servidos das 11h às 18h.
 Para harmonizar, diferentes opções gastronômicas estarão sendo comercializadas por produtores da agroindústria regional, tudo para combinar com o clima festivo da proposta, que também terá atrações de música, coral, gincana colonial, desfile de carros alegóricos, teatro e itens de artesanato.
 EXPOBENTO PARA INTEGRAR A FAMÍLIA - De forma integrada, ocorre a 29ª ExpoBento – maior feira multissetorial do país, que reunirá mais de 450 expositores com oportunidades de negócios nos segmentos de vestuário, automóveis, agronegócio, serviços, imóveis, variedades e alimentação. O passeio se completa com shows variados de música e teatro, atrações para crianças e opções de gastronomia. Este ano, são esperados cerca de 260 mil visitantes em busca de compras, diversão, integração e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário