Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

SETUR/CEARÁ - MAIS DE 3 MIL PESSOAS CAPACITADAS EM 145 CURSOS

Capacitação
O bom momento do turismo no Ceará acabou sendo a oportunidade que muita gente precisava para dar um primeiro passo rumo à capacitação profissional. Como os números no setor estão crescendo, consequência direta da atração de novos voos nacionais e internacionais e das políticas desenvolvidas pela Secretaria do Turismo do Ceará, um dos eixos desenvolvidos pela pasta foi investir em cursos voltados especificamente para quem vive do turismo ou gostaria de entrar no ramo.
De 2017 pra cá, o Proinftur abriu 66 turmas de cursos de capacitação em diferentes áreas relacionadas ao turismo. Quase 1.400 pessoas foram beneficiadas. Para este ano, ainda serão disponibilizadas mais 90 turmas, com previsão de receber 1.800 novos alunos. Já pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que atua no Litoral Leste e nos Maciços de Baturité e Ibiapaba, foram 79 turmas que capacitaram quase 1.700 pessoas durante o ano passado. Ao todo, mais de 3 mil pessoas capacitadas em 145 cursos da Setur/Ce.
“O turismo é um grande distribuidor de renda. Chega no transporte, no artesanato, na alimentação, no vestuário etc. Beneficia do grande ao pequeno. Comecei nessa área há quase 40 anos e já acreditava que seria a grande atividade econômica do Estado. Hoje a gente vê isso e a tendência é só crescer. Por isso, uma das nossas estratégias é essa, desenvolvermos também ações de capacitação”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.
Nos últimos 12 meses, o Aeroporto de Fortaleza teve aumento de 102% na quantidade de turistas estrangeiros, que passou de 251.854 para 510.823 passageiros. A movimentação doméstica cresceu 16,6%, passando de 5,6 milhões para 6,6 milhões. Consequência direta desse aumento foi o índice de volume das atividades turísticas do Ceará, que foi o melhor do Brasil conforme a a última Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice do Ceará cresceu 10% no acumulado dos últimos 12 meses, enquanto o do Brasil cresceu 3,3% no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário