Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

CALEIDOSCÓPIO 07/06/2019

NÃO ENTENDO A RAZÃO - Fiquei a matutar sobre certos fatos após comentários de que o Presidente da República poderia nomear reitor da Universidade Federal do Ceará não o primeiro listado na escolha que brevemente será feito pelos entes da comunidade acadêmica, mas o segundo ou o terceiro da lista. Na mesma linha, também que escolheria outro jurista e não um dos três indicados pela classe para Procurador Geral da República. Sobre o primeiro caso, entendo que o Presidente, pela atual Constituição, tem livre arbítrio e escolhe da lista um dos três, sem ferir a Lei. Não tem essa de nomear o 1º mais votado da lista que lhe foi enviada porque ele foi o mais bem visto pela comunidade acadêmica da UFC. Se assim fosse, para que a eleição de três? Por outro lado, se a Lei Magna diz que o chefe do Poder Executivo pode nomear Procurador Geral fora da lista apresentada pela classe, não seria fora de propósito agora a indicação de um quarto nome que não estivesse na lista. A Constituição Cidadã está aí já bastante interpretada e modificada desde sua promulgação, em 1988. Por que então o Congresso mais uma vez não a altera, em favor dos que pensam no momento as comunidades da UFC e dos procuradores da República? Ainda nesta lista de mudanças, com uma PEC seria razoável fosse outra a forma de nomeação dos membros do Supremo Tribunal Federal. Qual a Razão de o Presidente   indicar seus componentes se ele é de outro Poder. Por que as nomeações não são feitas pela comunidade jurídica qualificada pera tal? Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciários não são independentes, contudo apenas harmônicos entre si? Como estes, muitos outros casos para nós (quem somos nós?) não têm razão de ocorrer. É justo que um processo seja decidido após anos e anos de demanda, se a Constituição assegura a todos razoável duração?  É, talvez porque sou um quase leigo em assuntos de tanta importância estranhe o que vem ocorrendo.
NEYMAR, UMA VIDA ATRIBULADA – É, muitos dos ídolos de agora não são mais vistos com o mesmo carinho de outrora. No futebol, foi-se o tempo de Pelé, Garrincha e tantos outros atletas exaltados. Os seus feitos eram comemorados dentro e fora do gramado, até mesmo quando alguns davam uma escorregadela.  Os tempos são outros e as pessoas também são outras. Vejamos a situação de um ídolo festejado de hoje, o nosso craque Neymar. Com sua genialidade no trato com a bola, o garoto de São Paulo cedo ganhou fama e muito dinheiro, a ponto de esbanjá-lo como quer. Aumentou sua fama e “tutu” com a ida para o espanhol Barcelona e o francês Paris Saint German. Ficou milionário o rapaz. Empolgou-se com a fortuna e passou radicalmente de uma vida simples e boa de velhos tempos a outra sofisticada, com carros luxuosos, helicóptero, bens materiais diversos e muitos e vários casos de amor, por todos conhecidos pois a mídia sempre esteve no seu encalce. Ofereceu o Neymar muitas e boas manchetes aos órgãos de comunicação do mundo inteiro, inclusive com a justiça em seu encalce.  A última má notícia para o craque complicado chegou na semana passada, com a denúncia de estrupo por uma das suas assediadoras.  O negócio não cheira muito bem. Não há certeza de que a acusadora tenha razão em denunciá-lo. Mas o fato continua dando dor de cabeça a uma pessoa simples mas que não estava preparado para enfrentar a vida de marajá que conseguiu. Para piorar, no jogo com o Catar, em Brasília, na última quarta-feira, sofreu mais uma grave contusão, razão pela qual foi desligado da Seleção do Brasil na Copa América. É de se lastimar a vida do pobre "menino "rico. 
MOVIMENTO ONDA PRAIA LIMPA - Com o objetivo de tornar ainda melhor o ambiente das praias de Cascavel e Beberibe, a Secretaria do Turismo do Ceará, em parceria com os dois municípios, deu início ao Movimento Onda Praia Limpa, que começou na segunda-feira (3) e segue até amanhã.
No primeiro dia de trabalho, na Praia do Morro Branco, em Beberibe, o projeto envolveu a participação da rede hoteleira, de comerciantes, artesãos, bugueiros e donos de barracas. Em Cascavel, a ação ocorreu na terça-feira em três praias simultaneamente. Na Caponga, o trabalho foi liderado pelo Grupo Caponga Viva e pelo projeto surf escola, com adolescentes e crianças. Foram recolhidos principalmente tampinhas de refrigerantes, latinhas e papéis.  Na praia Barra Nova, a Associação dos Barraqueiros recolheu muito lixo, principalmente palhas, coco seco e latinhas. Em Águas Belas, foram os bugueiros que fizeram a limpeza da praia. 
O Movimento Onda Praia Limpa segue nas duas praias até amanhã. A ação marca as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na quarta-feira (5). “
INVESTE TURISMO NO RN - Com nove municípios contemplados pela rota estratégica Natal e Litoral, o programa Investe Turismo foi lançado na última terça-feira (4), em Natal, pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab. O programa é realizado em parceria com a Embratur, o Sebrae e secretarias estaduais de turismo. O evento contou com a participação de gestores, técnicos e empreendedores do setor turístico. Ao todo, o Investe Turismo contempla 30 rotas turísticas em todo o Brasil, sendo pelo menos uma por estado.
Uma das estratégias para o Rio Grande do Norte vai ser o trabalho de qualificação e gestão que é feito pelo Senac-RN, vencedor do 1º Premio Nacional do Turismo na categoria qualificação profissional. A forma inovadora com que a instituição atua no mercado do turismo tem levado os profissionais treinados na escola de turismo e hotelaria do Senac, em Natal, a quase 100% de empregabilidade no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário