Lendo a última edição do jornal on line, Rota do Sol Turismo, deparamo-nos com o artigo do conceituado jornalista de turismo, Carlos Casaes, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-BA) e coordenador da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo (Conjotur), que está garantida a inauguração do Centro de Convenções de Salvador-BA, para dezembro de 2019, no espaço conhecido como Aeroclube, (orla marítima) numa arrojada iniciativa da Prefeitura, graças ao atendimento do prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto (ACMN) à reivindicação dos representantes do trade turístico baiano.
Informou Carlos Casaes, em seu artigo, que a empresa vencedora da licitação é a empresa francesa G.L. Eventos. Portanto, administrará o novo Centro de Convenções da capital baiana Tudo será formalizado entre a prefeitura e a empresa francesa por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, cujo titular é Cláudio Tinoco. Assim, o Centro de Eventos de Salvador ficará, durante 25 anos, sob a tutela da empresa francesa retrocitada.
Vale salientar que (a opinião é nossa), se não fosse o interesse do trade turístico baiano em solicitar um novo Centro de Eventos para Salvador, vez que o anterior, pertencente ao Governo do Estado, desabou parte de sua construção e o governador atual não demonstrou qualquer tipo de ação, para erguer outro prédio, deixando, pois, Salvador, em termos de captação e realização de eventos, a ver navios, o que significa perder recursos financeiros, para fortalecimento da economia baiana na área de eventos.
Bem! Deixemos de lado a acertada iniciativa pública do prefeito ACMN, ao construir um Centro de Eventos para atrair mais congressos nacionais e internacionais, seminários, feiras, shows artísticos, além de outras promoções e tragamos o comentário sobe o Centro de Eventos do Estado do Ceará, um dos maiores e mais bem aparelhados da América Latina, que terá, brevemente, um concorrente forte, o de Salvador, que, sem dúvida, tirará parte do mercado de eventos de Fortaleza-CE. Não sejamos, nós, cearenses, bairristas, afirmando que o Centro de Eventos de Salvador não reduzirá o números de eventos em plagas fortalezenses. Devemos lembrar-nos de que Salvador e o Estado da Bahia ainda ocupam o primeiro lugar no “ranking” do turismo receptivo do Brasil.
E agora, Antonio José? O atuante secretário estadual do Turismo do Ceará, Arquiteto Arialdo Pinho, numa de suas palestras, para representantes do trade turístico fortalezense, reportou-se à concessão do Centro de Eventos do Ceará, para a iniciativa privada, embora, no documento da concessão, constasse uma série de exigências, para que a empresa vencedora não viesse a contrariar os interesses do Governo do Ceará e do trade local, no tocante à realização de eventos, evitando-se, pois, a descaracterização do prédio e a cobrança exorbitante do aluguel aos órgãos públicos e privados que o escolhessem para sede de seus eventos.
Mas, até a presente data, pelo menos, do nosso conhecimento, não foi concretizada a vontade política do Governo do Ceará de conceder a administração do nosso Centro de Eventos, para a iniciativa privada, quer para empresas nacionais, quer para internacionais. Esclareça-se que é pequena a equipe do Centro de Eventos do Ceará, responsável pela captação de eventos locais, nacionais e internacionais. Frise-se, também, que se falou-se na realização de um concurso público, para aumentar o seu quadro efetivo, considerando-se que quase todos os empregados são terceirizados.
Pois é, gente! A Setur-CE não deve dormir de touca e que passe a encontrar meios de atrair mais eventos para seu Centro de Eventos, em Fortaleza, sobretudo ciente de que Salvador acordou para a necessidade de dispor de um moderno e funcional Centro de Eventos e concorrer, fortemente, com os de outros Estados. Com certeza, tudo fará, dentro dos princípios éticos, para atrair congressos, feiras, seminários, shows artísticos e outras promoções, pondo em prática uma eficiente e convincente política de comunicação e marketing.
Ante o escrito, que alguém não nos venha a contestar, afirmando: - Besteira sua, jornalista. Fortaleza jamais será superada, no número de eventos locais, nacionais e internacionais, pelo Centro de Eventos de Salvador. Afinal, a capital do Ceará é reconhecida, Brasil afora, como a capital que está bombando no turismo receptivo. Votamos a reproduzir a frase: ”O sucesso de hoje não assegura o de amanhã”. Obrigado pela leitura e ótimo fim de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário