Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ATÉ AMANHÃ, NO CENTRO DE EVENTOS - PROGRAMA VARIADO E ATRAENTE NA FEIRA DO CONHECIMENTO

Abertura do evento
A Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, foi aberta oficialmente, anteontem (16), às 16 horas, no Centro de Convenções do Ceará, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral. O espetáculo, sob a regência da maestrina Adeline Stervinou, foi em homenagem ao Centenário da Comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, ocorrido em 1919, durante o fenômeno que ficou conhecido como o Eclipse de Sobral.
Após a apresentação da Orquestra Sinfônica, houve a solenidade oficial, com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, da presidente da Fiocruz Nacional, Nísia Trindade Lima, e várias outras autoridades.
A programação oficial continuou com a palestra Master do aplaudido poeta cearense Bráulio Bessa, sobre o tema “A Arte de Empreender”. Ele falou sobre sua trajetória de vida e como a tecnologia foi fundamental para impulsionar a sua carreira. Hoje, seus vídeos já ultrapassaram a marca de 100 milhões de visiualizações.
Aguarda-se que compareçam ao evento, que termina amanhã, 15 mil visitantes.  A programação, variada e atraente engloba palestras, além de torneio de robótica, demoday, maker challenge, hackathon, oficinas de drones, festival de jogos, arena games, sessões no planetário móvel, exposição de foguete. Também, os eventos paralelos Etice Cloud Day, Future of All (FofA XP), Congresso dos Municípios Cearenses e Feira de Soluções para Saúde (Fiocruz), dentre outros.
Participam 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T. As atividades envolvem desde o público estudantil até pesquisadores, universidades, empresas, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.
Os palestrantes e os temas são: Bráulio Bessa – “A arte de empreender” (16); Silvio Meira – Gente Digital: Os líderes do futuro (17/10); Peter Kronstrom – “Construção de futuros (17/10); Charles Betito e Anna Flávia Ribeiro – “Desafios do Século XXI: O Sapiens Tecnológico” (17/10); Camila Farani – “Como vencer tubarões” (18/10); Lia Medeiros – “Uma Viagem para o Buraco Negro (19/10); Jefferson Michaelis “Ao infinito e além: O futuro da exploração espacial” (19/10).
A Feira de Soluções para a Saúde, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), integra a programação da FdC3. Com o tema “Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis”, a feira oferece espaço para a discussão e apresentação de soluções industriais, sociais e de serviços para a saúde, dentre elas, uma pomada cicatrizante para diabéticos.
ATRAÇÕES - A FDC3 apresenta amanhã, às 15 horas, o grupo Ciência em Show. Um espetáculo onde a protagonista é a Ciência. Numa encenação divertida, Will, Gerson e Daniel interagem com a plateia através de experimentos ao vivo. Ciência, tecnologia e inovação numa explosão de conhecimento para toda a família.
Outra atração é a Mostra de Tecnologias Assistivas, ramo que desenvolve recursos e métodos para ampliar possibilidades e viabilizar a independência de pessoas com algum tipo de deficiência. Os visitantes têm a chance de conhecer novidades como uma impressora que utiliza o sistema Braile, um “controle-mouse” de computador que funciona a partir da detecção de sinais gerados pelo músculo bíceps, uma bicicleta com eletroestimulação para reforço dos músculos das pernas de mioplégicos, além de outros mecanismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário