Campos do Jordão |
1 - Ar-condicionado natural - A preservação das florestas de Araucárias e dos campos de altitude garantem em Campos do Jordão as quatro estações muito bem definidas e sempre com temperaturas amenas. No verão, por exemplo, a cidade fica dez graus mais fresca em relação a outras estâncias. Apenas para comparação, na serra gaúcha é comum os hotéis instalarem nos quartos condicionadores de ar para aliviar o calor muito comum naquela região entre dezembro e março. Lái não é necessário porque existe um “ar-condicionado” natural. A localização no alto da serra da Mantiqueira, a 1700 metros acima do nível do mar, também contribui para esse clima agradável e incomparável.
2 - Paraíso dos esportes ao ar livre - Campos do Jordão é repleta de cenários paradisíacos para os amantes dos esportes. O clima considerado um dos melhores do mundo atrai corredores de todo o país. Afinal, treinar em altitudes elevadas aumenta o condicionamento físico. E não faltam percursos planos e montanhosos para atletas amadores ou profissionais buscarem a melhor performance. Quem curte pedalar também encontra na estância um local exclusivo para a prática do Mountain Bike. No Zoom Bike Park existem 19 trilhas com quatro níveis de dificuldade.
3 - Lazer e entretenimento - Logo na chegada, o galo enche o peito e canta dando as boas-vindas. Aos poucos todos os bichos entram no clima e começa a sinfonia! Assim é a recepção na Fazendinha Toriba. Patos, marrecos, galinhas de angola, pavão. O local conta com mais de 200 aves, e a maioria vive solta. Impossível não interagir com os bichinhos. Também há contato direto com carneiros e ovelhas que ficam pastando o dia inteiro. As vacas, os bezerros, os pôneis e mini pôneis podem ser tocados na baia e alimentados. É um passeio imperdível que reproduz como é a vida no campo. Vale muito a pena, principalmente para as crianças. Outra dica para o ano inteiro é visitar o complexo do Tarundu, que fica bem pertinho da fazendinha. Lá existem 33 atividades de lazer. Entre os brinquedos, destaque para o Tubo Insano, a Boia Cross e a Orbit Ball, que rola morro abaixo com até duas pessoas dentro. Haja adrenalina!
4 - Contato constante com a natureza - A maior floresta de Araucárias do Estado de São Paulo fica em Campos do Jordão. Ela faz parte do Horto Florestal, que preserva mais de 800 tipos de plantas e quase 70 espécies de animais e 160 de aves. Dentro do Horto há uma agência de ecoturismo com bicicletas para alugar. Também existem trilhas que podem ser feitas a pé. Destaque para a dos Campos de Altitude, que proporciona uma ampla vista da mata atlântica. Também há uma exposição histórica diante do estacionamento, com dezenas de fotografias desde a criação do Horto, em 1941, até os dias atuais. Existe ainda o programa Aventoriba pelas trilhas da Mantiqueira. O grau de dificuldade varia de acordo com a disposição e preparo físico dos participantes. As expedições saem todo sábado do hotel Toriba e são feitas no ritmo do grupo, sem pressa, por uma equipe de guias. As caminhadas sempre terminam em um restaurante da região.
5 - O bondinho na mais alta ferrovia do Brasil - Há mais de cem anos, a buzina característica avisa que é hora de partir. À medida que ganha velocidade, o sacolejo fica ainda mais intenso e todos a bordo começam a rebolar arrancando sorrisos das crianças. O bondinho, marca registrada de Campos do Jordão, corta a cidade desde o portal até Capivari na mais antiga estrada de ferro do País. A inauguração aconteceu em 1910. São 50 minutos de uma ponta a outra, todos os dias, incluindo feriados. Em Pindamonhangaba, um trem de subúrbio faz o passeio de segunda a sábado até o balneário de Piracuama. Sábados e domingos um trem mais moderno entra nos trilhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário