Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO - NOVO PATRIMÔNIO CULTURAL


O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou na terça-feira, dia 30 de agosto, o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhăo como Patrimônio Cultural do Brasil. A proposta de foi apresentada em 2008 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan pela Comissăo Interinstitucional de Trabalho, composta pela Superintendęncia Regional do Iphan e atual Superintendęncia do Iphan no Maranhăo, Secretaria de Estado de Cultura, Fundaçăo Municipal de Cultural, Comissăo Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religiăo e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-măo, Orquestra e de Bois Alternativos.
O Bumba-meu-boi do Maranhăo é uma celebraçăo múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecçăo de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens.
De um modo geral, o auto do Bumba-meu-boi é apresentado como a morte e a ressurreiçăo de um boi especial. As apresentaçőes cômicas săo feitas com grande participaçăo do público e săo entremeadas por toadas curtas contando a história sobre um boi precioso e querido pelo seu amo e pelos vaqueiros. Pai Francisco, o escravo de confiança do patrăo, mata e arranca a língua do boi para satisfazer os desejos de grávida de sua esposa, Măe Catirina. O crime de Pai Francisco é descoberto e por isso ele é perseguido pelos vaqueiros da fazenda, caboclos guerreiros e os índios. Quando preso, săo infligidos terríveis castigos e, para năo morrer, Pai Francisco se vę forçado a ressuscitar o animal. É quando o doutor entra em cena para ajudar a trazer ŕ vida o boi precioso, que, ao voltar, urra. Todos, entăo, cantam e dançam em comemoraçăo.
Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o Bumba-meu-boi envolve a devoçăo aos santos juninos Săo Joăo, Săo Pedro e Săo Marçal. Os cultos religiosos afrobrasileiros do Maranhăo também estăo presentes, como o Tambor de Mina e o Terecô, caracterizando o sincretismo entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigaçăo espiritual
Para preservar a festa, o DPI/Iphan sugeriu algumas medidas de salvaguarda como o incentivo à documentaçăo, conhecimento e divulgaçăo; fortalecimento e apoio ŕ sustentabilidade dos grupos; e valorizaçăo das expressőes tradicionais do Bumba-meu-boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário