Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SKAL FORTALEZA INOVA NAS SUAS AÇÕES


Em língua escandinava, o lema Skal significa Saúde, Felicidade, Amizade e Longa Vida. O SKAL é uma organização mundial que reúne os executivos do turismo nos mais variados segmentos - operadores e agentes, hotelaria, companhias aéreas, locadoras, receptivos, promotores e organizadores de eventos, organismos oficiais, imprensa e profissionais diversos, reunindo todas as ramificações da indústria do turismo, sendo formado pelos dirigentes e executivos do turismo mundial. Conta neste momento com mais de 25 mil membros filiados em 500 organizações, em aproximadamente 85 países.
O Skal é completamente apolítico e não discrimina sexo, idade, raça, religião, ideais políticos ou classe social. Hoje a entidade ultrapassa fronteiras mundiais na realização de grandes eventos do “trade” turístico, que divulgam e apresentam as potencialidades turísticas dos destinos mundiais, promovendo  negócios  e parcerias entre os seus associados.
O Skal Internacional de Fortaleza foi fundado em 02 de setembro de 1978 pelo jornalista Stênio Azevedo, seu primeiro presidente e que,  na época, representava o Touring Club do Brasil. Stênio Azevedo, de saudosa memória, chegou a fundar 10 clubes no Brasil. Aqui são cerca de 35 associados.
Atualmente, o Skal Internacional de Fortaleza é presidido pela executiva da Prática Eventos, Enid Câmara de Vasconcelos (foto), que expandiu a área de atuação da entidade para a realização de outros tipos eventos que não somente  reuniões comemorativas. Antes, funcionando como um clube, o Skal promovia apenas confraternizações entre os seus associados, sendo, então, expressamente proibido se falar em negócios nos encontros sociais da entidade. Reconhecendo as necessidades de novas motivações, discute-se a nível de gestão  nacional e internacional, uma mudança na antiga filosofia do clube.
No Ceará, o Skal partiu na frente com iniciativas motivadoras,  como os programas Skal Jovem, que objetiva  a transmissão de conhecimentos de experimentados conferencistas aos jovens alunos das Escolas Estaduais que têm cursos de formação profissional em turismo e aos estudantes dos cursos universitários de turismo. Outro programa é o Skal Empresarial, que apresenta palestrantes com assuntos específicos do setor. Recentemente, pelo esforço pessoal de sua presidente, o Skal trouxe a Fortaleza vários membros da Academia Brasileira de Eventos que participaram de um simpósio. E no mês de seu aniversário, em setembro, será realizado na capital cearense, no dia 16,  o Seminário Eduardo Sanovicz de Turismo com palestras e o lançamento de quatro livros: Turismo de Cidades, Pequenos Negócios de Hospitalidade, Negócios e Eventos e Turismo Contemporâneo.
Integram também a atual Diretoria do Skal Internacional de Fortaleza: Colombo Cialdini, vice-presidente; Edmilson Rodrigues, secretário; Valmir Rosa Torres, tesoureiro; José Rangel, diretor de Imprensa; Priscila Cavalcante, diretora de eventos; Érika Martins, diretora de capacitação, e Edgony Bezerra, diretora de relações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário