Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CALEIDOSCÓPIO - PROMOÇÕES DO TURISMO


PROMOÇÕES DO TURISMO
Nos últimos anos, a Embratur vem realizando forte campanha promocional do turismo brasileiro. Em todos os grandes eventos internacionais, principalmente nas feiras da Alemanha, França, Londres, Portugal, Espanha, Estados Unidos e países das Américas a presença do Brasil é visível.   Através de jornais e revistas, vídeos, cartazes e todos os meios de multimídia são exaltadas as principais atrações dos nossos mais importantes destinos turísticos. O mesmo acontece, também, em relação ao turismo do Ceará. O Estado e a Prefeitura de Fortaleza, através da Setur e da Setfor, não medem esforços no sentido de propagar de forma enfática as belezas naturais das serras e do sertão, o convidativo sol e o mar do nosso litoral. Nesta necessária campanha promocional também se engajaram entidades do nosso “trade” turístico, com destaque especial para o Fortaleza Convention Bureau e a ABIH/Ceará.  Beach Park, Jericoacoara, Cumbuco, Canoa Quebrada, os festivais de Guaramiranga e Viçosa do Ceará, a mais alegre segunda-feira do mundo do Pirata, as Praias de Iracema e do Futuro, a Avenida Beira Mar, o Centro Dragão do Mar e o Teatro José de Alencar, o Mercado Central e o artesanato cearense, pode-se afirmar com certeza, já são conhecidas do mundo. Será mesmo que estamos mesmo prontos para receber os turistas que atenderem ao nosso chamamento? Sabe-se que Fortaleza, como um todo se está estruturando para recebê-los, notadamente na época das Copas do Mundo e das Confederações. Os problemas, como da mobilidade pública, serão mesmo resolvidos em tempo hábil? A preocupação tem razão de ser pelo que já presenciamos. A não ser os da TAP, não conseguimos manter vôos internacionais com destino a esta Capital. Para aqui vieram, mas logo deram o fora a American Air Line, a Delta e outras empresas estrangeiras.  Falta de apoio do Governo, falta de passageiros? Sei lá, mas o fato é que no máximo acenam com vôos charters, aqueles já contratados. Quando será que Aeroporto Pinto Martins superará seus gargalos?        
Em razão disto, tememos pelo êxito final das campanhas para trazer mais turistas. Que elas são necessárias são. Mas qual será a resposta do visitante que aqui chegar e encontrar falhas não presenciadas em outros destinos turísticos do mundo? Voltarão ou serão mensageiros de propagandas negativas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário