Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ENCONTRO INTERCONTINENTAL SÔBRE A NATUREZA


Aterro da praia de Iracema - Fortaleza - CE

Cada cidadão, governante, empresa, nação ou organização internacional deve ter a consciência de que cuidar bem da natureza é ter responsabilidade social e ambiental com as gerações atuais e futuras. Por conta disso, foi criado o Encontro Intercontinental sobre a Natureza  02, que vem sendo realizado desde 2003, fruto da união de pensamentos e desejos dos participantes do Movimento Amigo das Águas em contribuir para um mundo adequado para receber os filhos da terra, onde eles possam nascer, crescer e viver  em um ambiente saudável. Este ano, o evento será realizado, mais uma vez, em Fortaleza, na sua quinta edição, no período de 21 a 27 do corrente mês, devendo se repetir, sequencialmente, nos anos ímpares, sempre com o objetivo de discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável a nível intercontinental.
No geral, os congressos técnicos discutem temas específicos inerentes a cada classe e, na maioria das vezes, os dados e as informações circulam num espaço restrito. Consciente da necessidade de ser maior, onde se possa discutir, planejar e viver o ambiente natural, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil  IHAB vem promovendo esses eventos, buscando congregar governantes, empresas públicas e privadas, ONGs, técnicos, cientistas e a comunidade leiga que labuta com meio ambiente no cotidiano, esforçando-se para preservá-la ou recuperá-la, seja para a coexistência diária, seja para as gerações vindouras.
Desta forma, serão discutidos diferentes temas como terra, água, floresta (flora e fauna) e ar, procurando mostrar que no centro de tudo e de todos existe um espécime capaz de modificar a natureza, seja para usufruir, degradar, preservar e/ou utilizá-la racionalmente, que é o ser humano. O EISN  02 abre espaço para discussões e reflexões sobre questões ambientais e para o exercício direto com a natureza.
 Durante a semana de realização do O2 os participantes terão a oportunidade de conhecer os mais variados ecossistemas naturais da região em passeios contemplativos a locais de rara beleza natural para a prática do lazer nos ambientes terra, água e floresta. O Ceará oferece, além de um vasto e rico litoral, uma belíssima paisagem serrana, com clima ameno e sertões representativos do semiárido e do bioma caatinga com fauna e flora diversificadas, apropriadas para a prática do ecoturismo ou para quem simplesmente quer ter um contato mais próximo com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário