Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

NAZARÉ PAULISTA, PEQUENO PARAÍSO NA MONTANHA


Barragem de Atibainha ao lado de Nazaré Paulista

O pequeno Nazaré Paulista não chama a atenção pelo alto grau de desenvolvimento que ocorre nos maiores municípios de São Paulo, se bem que possui os requisitos desejados para se viver bem. A cidade,  nos seus mais de 335 anos, distante 90 quilômetros  da Capital, é charmosa pelo  bucolismo, situada que está em local montanhoso de cerca de 1.030 m de altitude, com nascentes, cachoeiras e águas represadas em seus vale, tudo formando um quadro que faz bem aos seus hospitaleiros habitantes e aos milhares de visitantes que a visitam todo o ano.
Município que tem na agropecuária a sua maior força, Nazaré Paulista também é vocacionada para o ecoturismo. Se foi destaque na agricultura cafeeira, desponta agora com o cultivo da cana para a fabricação da boa cachaça, mandioca para as farinhadas, criatórios de escargot, rãs, cogumelos e a fabricação de boa farinha e cachaça de qualidade. A passos largos, o turismo vai ocupando espaços em ambientes especiais para  lazer e bem estar, encantando-se o visitante com as peças artesanais de  bordados, crochê e a pintura em tecido. Bons hotéis e pousadas, aliados aos pontos históricos são suportes para quem for à terra fundada pelos bandeirantes Mathias Lopes e Zuzarte Lopes se sentir agradecido.
 O QUE VISITAR – Os turistas que tiverem a dita de ir a Nazaré paulista, além da prática de caminhadas em ambientes de natureza dadivosa, na sede da cidade e arredores encontrará os seguintes pontos turísticos: Igreja Nossa Senhora de Nazaré – Construção em estilo arcaico e barroco, de 1676;  Praça Nossa Senhora de Nazaré; Prefeitura Municipal, de 1870. Foi antiga Cadeia Pública do Governo da Província de São Paulo; Cachoeira Gavirutuva;  Represa Atibainha,adequada para a prática de esportes náuticos, pesca e banhos.Integra o Sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo; . Praça Álvaro Guião, centro em  que se relizam os grandes eventos da cidade;
Alambique Nenê Pinheiro, Produtor da Caninha Trepadeira, lá se podendo  ver o processo de  fabricação da pinga; Casa de Francisco Derosa, construção do início do século XX; Casa dos Escravos,  construção do século XVII.
VISITA DE JORNALISTAS – Durante o período da realização do Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo, de 31 de maio a 05 de junho de 2011. e está previsto uma estada de domingo 03 até 05 no Hotel Fazenda Pousada do Teixeira em Nazaré Paulista, distante 25 k m de Atibaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário