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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O FRENESI COM A VINDA DE TURISTAS


Os profissionais do turismo entram num verdadeiro frenesi, quando se aproxima a alta estação turística. É que esperam receber turistas em número superior ao da temporada passada. Os motivos para tanta euforia? Não é difícil de se deduzir.
Apesar de muitos brasileiros, nesta alta estação, terem escolhido alguns países europeus e da América do Norte, para compras ou desfrutar as férias, é esperado grande afluxo de turistas, oriundos do Centro-Sul e da Zona Norte do Brasil, e até do exterior, para visitarem os principais polos receptores nordestinos.
Acreditamos, também, que turistas e mais turistas virão desfrutar os atrativos turísticos de Fortaleza e de outras plagas cearenses, mormente o litoral. Esta temporada tem tudo para dar certo. Mas, se for um fracasso (Tomara que isso jamais ocorra!), o frenesi dos que vivem das atividades turísticas, em nosso Estado, cede lugar para uma situação de tristeza e de lamentações, pois se prepararam, para deixar tudo direitinho, com vistas a satisfazer os visitantes, por sinal, a “galinha dos ovos de ouro” desse segmento econômico em nosso Estado.
Mas, nosso receio, com a vinda de turistas, em grande número, ao Ceará, sobretudo a Fortaleza, diz respeito a alguns comerciantes e empresários inescrupulosos (ainda bem que há exceções!), que, na ânsia de lucrar muito, elevam os preços de seus produtos e serviços, querendo, em dois meses,  ganhar pelo resto do ano. É claro que, em qualquer atividade econômica, deve-se pensar em lucro. Agora, lucrar demais, explorando os consumidores, ou vendendo algodão por veludo, aí é que não aprovamos e condenamos os que, assim, procedem.
Sempre que chamamos a atenção desses exploradores, há alguém a justificar esse senão, no turismo, com o argumento de que turista tem dinheiro e é para ser explorado mesmo. Como turista é explorado em todo o mundo, não seria diferente no Ceará.
Pelo amor de Deus, gente! Pensar e agir, criminosamente, extorquindo os bolsos dos visitantes, ou mesmo dos cearenses, é ser cafajeste e desconhecer os princípios éticos que devem nortear as pessoas, também, em seus negócios. Afinal, cobrar mais caro por um produto ou serviço, baseando-se nas finanças do consumidor e não no preço do mercado, é – repetimos – errado, desumano e enganar o consumidor.
Se estamos abordando esse assunto, é devido (sempre na alta estação) os turistas reclamarem dos preços cobrados, quando da compra de alimentos, serviços, diversões etc. Isso, minha gente, não é bom para o turismo alencarino. Explicando: turista explorado não retorna ao mesmo lugar, onde se sentiu furtado, afrontado e desrespeitado, como consumidor e, acima de tudo, como cidadão. E atenção, comerciantes, empresários inescrupulosos e prestadores de serviços,  NÃO AFUGENTEM OS TURISTAS.
Bem! Por último, caro-leitor, os votos de um SENSACIONAL NATAL E MARAVILHOSO 2012
*Diretor - Secretário da Abrajet-Ceará

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