Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ATIBAIA É UMA JOIA ENCRAVADA NA MONTANHA


Na "água boa", nome dado pelo indígenas  |à atual Atibaia,  os bandeirantes, exploradores, no século XVII, encontraram abrigo perfeito para uma estada maior. Localizada no encontro de duas rodovias importantes (Fernão Dias e D.Pedro), a cidade,  vocacionada no equilíbrio entre natureza e  cultura,  possui atualmente forte potencial estratégico de desenvolvimento econômico. Em seus 342 anos de história, mantém-se como uma jóia encravada na montanha, estrategicamente situada nas proximidades da capital, São Paulo, e não muito distante do litoral paulista.
BELEZAS NATURAIS - A cidade de Atibaia ostenta silêncio e beleza nos parques, onde o som dos pássaros e  a água corrente oferecem sensção de tranqüilidade.  Na Pedra Grande, maior rampa natural do País, o olhar do visitante contempla a cidade e municípios de quase toda  região. Imensa rocha é um verdadeiro presente para os praticantes de vôo livre O Parque da Grota Funda, é objeto de estudo de pesquisadores e considerado santuário de espécies raras ou ameaçadas de extinção.
Na fechada mata revelam-se grutas, pequenas quedas d'água e paisagens deslumbrantes. A água fez Atibaia. Verte da Serra, despejando-se em pequenas quedas, desenhando as curvas do Rio Atibaia, na represa da Usina, nos córregos, nos lagos existentes nos parques urbanos, como um espelho de nossa existência, a água é fonte de vida.
HISTÓRIA E TURISMO – A história  de Atibaia é em grande parte contada através dos prédios antigos. São eles depositários de acontecimentos importantes.   No século XVIII,  já possuía o Museu funcionando na Câmara Municipal.  O  Casarão Júlia Ferraz, no centro histórico,  e o antigo Fórum lá estão. As igrejas também são testemunhas vivas do passado. A de São João Batista, de 1665,  é a principal e a de  Nossa Senhora dos Homens Pretos foi construída por escravos,   As festas religiosas são ponto importante no calendário cultural da cidade,  como a de louvor a São João Batista,  com a procissão anual, na data do aniversário da cidade. Outros monumentos  à crença na Divindade devem ser visitados: o marco da Paz, o Santuário de Schoenstatt, as capelas nas fazendas. O ritual religioso e a benção estão garantidos.
Registre-se que as boas colheitas, entre os seus moradores de origem nipônica são festejadas com a dança ritual de do  bon odori. Com os tambores do Taikô são manifestações culturais que conquistaram a cidade. As flores, morangos, uva de mesa e pêssegos são abundantes, cultivados com tecnologia de pontal.
Distante cerca de 45/50 minutos dos  aeroportos internacionais de  Cumbica e Viracopos e a 40/45 minutos de São Paulo) e Campina, Atibaia está bem estruturada para a prática do turismo. Possui 03 pavilhões de exposições; 15 centros de convenções; 5 mil leitos para hóspedes; 130 espaços de eventos; 04 mil pessoas no GranBallroom Atibaia; 25 roteiros turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário