Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CRIADA A REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM


Vista aérea de Santarém

“A criação da Região Metropolitana consolida o projeto estratégico de desenvolvimento da região oeste do Pará. Com esta nova configuração haverá uma maior facilidade para o desenvolvimento desses municípios e das localidades próximas”, ressaltou o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa. 
O projeto da RMS,  aprovado pela Assembléia Legislativa, já foi sancionado pelo governador Simão Jatene e publicado no DOE. A Região é composta pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos (que ainda será instalado), no oeste. Santarém é um dos mais antigos e belos municípios do Estado, ponto estratégico de toda a Região Amazônica
Muitos fatores contribuíram para a criação da RMS, entre as quais o fato de Santarém sempre ter exercido o papel de entreposto comercial para várias localidades (incluindo municípios do Estado do Amazonas), devido a sua localização geográfica, e ter recebido missões religiosas que também atraíram o desenvolvimento. Serve de entreposto para 16 municípios por sua capacidade estrutural de receber pessoas dessas localidades, por conta da estrutura de saúde e urbanização, entre outros fatores. Entre as vantagens está a prioridade na captação de recursos públicos em programas federais e estaduais, para investimentos em diversas áreas.
A criação da RMS sem dúvida será um fator preponderante para o desenvolvimento não apenas da região oeste do Pará mas de todo Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário