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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA O NORDESTE

Presidente Dilma e o governador Cid Gomes na visita as obras de Transposição do rio S Francisco

Em Juazeiro do Norte, uma das etapas da visita que a Presidente Dilma Rousseff faz ao Nordeste para vistoriar os trabalhos  em execução da transposição do Rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina,  afirmou aos jornalistas que elas se tornaram o carro-chefe do Programa de Aceleração do Crescimento e as duas maiores atualmente no país. Disse, ainda, que esta á uma importante etapa para o Brasil e para o mundo pois vivemos uma crise internacional e, por isso mesmo, o governo vai aumentar o investimento, para acelerar a economia nacional.
Com relação à transposição, ela reconheceu que houve  paralisação da obra em alguns trechos, mas disse que o ritmo deverá ser retomado, com o estabelecimento de metas e prazos, completando que houve uma desmobilização, e que não estava aqui negando os fatos. O que aconteceu foi motivado em alguns momentos porque era necessário recompor as condições contratuais, principalmente porque  foram feitas baseados em elementos que não eram os definitivos.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que acompanha a presidente na vistoria, disse que a partir de março 13 dos 16 lotes da obra estarão com ordens de serviço emitidas e frentes de trabalho em ação e que estão remobilizando as obras. Afirmou que o momento mais crítico das negociações foi superado, e a presença da presidente reafirma a prioridade do governo, a segurança de que os recursos estão reservados. Segundo o ministro, os demais lotes serão licitados novamente até junho.
Nesta quinta-feira, o foco da viagem  será a  ferrovia Transnordestina, obra de 1,7 mil km que vai ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O roteiro de Dilma começou no município cearense de Missão Velha, em um dos lotes mais adiantados da obra. De lá, a comitiva seguiu para São José do Belmonte (PE) e, depois, para Salgueiro.
Alguns trechos da ferrovia estão mais adiantados, como os 96 km entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), que estão com 99% da infraestrutura concluída, segundo o balanço mais recente do PAC. Mas outros  como o de 420 km entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI) e o de 306 km entre Salgueiro (PE) e Suape, também em Pernambuco, têm pouco mais de 30% da infraestrutura pronta. A parte da ferrovia que liga os municípios cearenses de Pecém e Missão Velha (527 km) estava com 4% da infraestrutura pronta em setembro do ano passado.
Quando a construção da ferrovia foi incluída no PAC, em 2007, a expectativa é que ela fosse concluída três anos depois. Mas a data de conclusão foi sendo alterada e, no último balanço do programa, apresentado em novembro do ano passado, a previsão para o término da obra era o dia 31 de dezembro de 2014. Os valores da obra também aumentaram. Em 2007, a previsão era gastar R$ 4,5 bilhões na construção da ferrovia, mas até 2010 já tinham sido investidos R$ 2,06 bilhões, com previsão de mais R$ 3,24 bilhões entre 2011 e 2014.Aqui no Ceará, a comitiva presidencial foi recepcionada pelos governadores Cid Gomes, Eduardo Campos, de Pernambuco e Wilson Martins, do Piauí.

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