Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ROTEIROS FERROVIÁRIOS, TURISMO COM MUITAS OPÇÕES

O turismo ferroviário nacional recebeu, nos últimos anos, uma atenção diferenciada com a criação de vários novos roteiros. Já é possível embarcar em viagens ecológicas, históricas e de contemplação, por vários estados do país, aproveitando esse meio de transporte para conhecer e desfrutar de belas paisagens e aventuras.
Inserido no conceito “slow travel”, - “viajar devagar”, os roteiros de trens pelo Brasil estão de acordo com um novo conceito em que se aliam festivos momentos de relacionamento com oportunidade de conhecer novas cidades e de se apreciar paisagens deslumbrantes, tudo sem correria e o estresse do dia a dia.
Os trens da Serra Verde Express, líder no Brasil no segmento, transportam anualmente quase 200 mil pessoas nos seus roteiros. Atualmente, o Grupo apresenta três produtos ferroviários localizados no Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
SERRA DO MAR - Considerado o trajeto mais antigo e bonito, o Trem da Serra do Mar paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes e aos domingos até Paranaguá, no litoral do Estado. A viagem é de 110 quilômetros de percurso, realizada em uma ferrovia com mais de 125 anos de história. Ali, o passageiro possui a chance de conhecer a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil, tesouro ecológico que está localizado entre o primeiro planalto do Paraná e a planície costeira do litoral.
Um detalhe: o Great Brazil Express, primeiro e único trem de luxo do país, que regularmente faz esse mesmo trajeto entre Curitiba – Morretes, porém com serviço de primeira classe, regado a espumante e outras regalias.
TREM DO PANTANAL - No centro-oeste do País, no Mato Grosso do Sul, com dezenas de pontos históricos e belos e, em uma das regiões mais visitadas do país, circula o famoso Trem do Pantanal.  Aos sábados, o viajante vai de Campo Grande a Miranda. Aos domingos, há a possibilidade de fazer viagem de volta. Os 220 quilômetros do trajeto são compostos por belas paisagens e diversidade de fauna e flora. Em pouco mais de dois anos de atividades, o trem que possui capacidade para transportar 192 passageiros, já foi utilizado por cerca de 11 mil pessoas.
MONTANHAS CAPICHABAS - No Espírito Santo, a grande oportunidade de um turismo sadio fica por conta do Trem das Montanhas Capixabas. O circuito, que tem saídas aos finais de semana, é diferenciado e une o calor da praia com o clima europeu das montanhas, além de passar por uma rica e saudável culinária que é resultado da mistura dos costumes de negros, índios, alemães, polacos e italianos. São duas opções de passeios: a Rota do Mar e das Montanhas, compostas pelas cidades de Vitória (capital do Estado), Viana, Domingos Martins Marechal Floriano e Araguaia. A Serra Verde Express tem novos projetos para 2012.  A empresa ampliará ainda mais sua malha turística ferroviária, atingindo atraentes roteiros em alguns estados brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário