Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ADAPTAÇÕES NO PROJETO DA LINHA PARANGABA-MUCURIPE

A Secretaria de Infraestrutura e a Companhia Cearense de Transportes Metroviários estão adequando o projeto da linha Parangaba-Mucuripe, que será operada por Veículos Leves sobre Trilhos. A intenção é diminuir o impacto nas comunidades lindeiras. Segundo estimativa , as mudanças no projeto devem diminuir o impacto na remoção de famílias e desapropriações de imóveis nas áreas. As obras  já foram iniciadas em cinco pontos da cidade. Um deles é próximo à estação de metrô Parangaba. De acordo com estudos, o número de famílias afetadas pelas obras deve diminuir de 2.500  para cerca de 1.700 e isso será possível devido à mudança no traçado da linha em alguns trechos e à alteração de projeto de estações.
A maior mudança no projeto será na localização da estação no Bairro de Fátima, que ficará ao lado da rodoviária Engenheiro João Tomé,.Agora, ficará entre a avenida Borges de Melo e a rua Francisco Lorda. Com a mudança, o número de imóveis afetados cai de cerca de 250 para perto de 20 unidades.
A linha de 12,7 quilômetros será operada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, com VLT e deve transportar 100 mil pessoas por dia. As obras estão sendo executadas na linha férrea entre a rua Germano Franck e a estação da Parangaba.
A Via Expressa está recebendo três frentes de trabalho. Um deles  para a construção do viaduto sobre a av. Dom Luís, onde já existe um  para a linha de trem. Outro ponto em obras é a passagem de nível que existe a 25 metros da Av. Santos Dumont. O desvio, que terá 220 metros no sentido praia, será feito para permitir o início dos serviços de limpeza e marcação das fundações da estação Papicu. O terceiro ponto é no final da Via Expressa. Estão sendo feitas limpeza e marcação da construção do viaduto no final da via, no encontro com a Av. Virgílio Távora. Hoje, o viaduto ferroviário existente permite a passagem somente de um trem.
A construção das oito estações e a do percurso de 12,7 quilômetros sairá por R$ 179.546.440,40, o menor valor apresentado no processo de seleção da construtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário