Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O CASTELÃO SERÁ UM ESTÁDIO VERDE

É possível não se notar no lado de fora. Mas o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, está ficando cada dia mais verde. Não apenas pela cor do gramado, mas de respeito ao meio ambiente.  Desde o início da obra de reforma, modernização e ampliação do Castelão, estão sendo adotadas medidas de sustentabilidade como a reciclagem de material proveniente de demolição, o emprego de equipamentos que consumam menos eletricidade e a redução da geração de resíduos. Nesse caminho, o Castelão está próximo de conseguir a certificação Leed, espécie de Selo Verde concedido pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (US Green Building Council).
O Leed, sigla em inglês que significa “Leadership in Energy and Environmental Design” (LEED®), é um protocolo de avaliação e certificação conhecido e aceito internacionalmente. O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, explica que o projeto surge para mostrar as vantagens de uma construção sustentável.
As ações de sustentabilidade estão previstas em todas as fases do projeto do Castelão, desde o canteiro de obras até na escolha dos equipamentos que estão sendo instalados na estrutura do estádio.. “Foram reciclados 36 mil toneladas de concreto que está sendo usado na pavimentação dos estacionamentos, material este que se não estivesse sendo reaproveitado iria para aterros sanitários”, diz Ferruccio. Parte do aço fruto das demolições também foi enviado para reciclagem em siderúrgicas.
Na obra do Castelão, também existe toda uma preocupação para que a construção não polua o meio ambiente do entorno, o que resultou em ações como a instalação de um lava-rodas na saída do canteiro para evitar que sedimentos nas rodas dos veículos sejam levados para fora da obra, e a proteção das bocas de lobo para que não sejam obstruídas por detritos.
 A escolha dos novos equipamentos obedece à diretrizes ambientais. Também está sendo instalado um sistema de esgoto a vácuo que reduz o consumo de água e, por consequência, ajuda na preservação dos mananciais, bem como na redução do volume de esgoto gerado.As lâmpadas do estádio e as usadas no Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais e que também faz parte da Arena Castelão, são mais eficientes, por isso, têm menor consumo energético e possuem maior vida útil. A nova cobertura do Castelão também foi feita levando em consideração a prática da sustentabilidade. A estrutura é composta por telhas trapezodais cobertas por uma camada espessa de isolante térmico com um acabamento superior de membrana TPO, o que dará mais conforto térmico aos torcedores; e por 20% de policarbonato, o que garante um degradê de sombreamento e melhora a qualidade da transmissão televisiva.
Segundo Ferruccio Feitosa, vem sendo estudado o uso da energia solar no Castelão. Além disso, todos os geradores da Arena terão o gás como fonte de energia, emitindo menos gases poluentes que os tradicionais geradores a óleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário