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quinta-feira, 19 de julho de 2012

FALTAM PILOTOS PARA HELICÓPTEROS

Com a frota de helicópteros aumentando dia a dia no Brasil, o mercado exige que sejam contratados profissionais qualificados especificamente treinados para pilotagem dessas aeronaves. Segundo informações da Anac, em 2011 mais de 3.097 pilotos comerciais se tornaram aptos a comandar helicópteros, média de 2 pilotos por aeronave.
Somente a frota da cidade de São Paulo já ultrapassou a de Nova Iorque, e a demanda por pilotos não para de crescer. Mas para se tornarem pilotos profissionais precisam de muito treinamento. Para conseguir emprego em uma empresa de taxi aéreo, por exemplo, é necessário que o piloto tenha no mínimo 500 horas de voo e ainda cumpra o programa de treinamento da empresa aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Muitos pilotos são jovens, mas isso não indica que sejam inexperientes, o mercado dificilmente contrata um piloto que não esteja completamente habilitado e apto para exercer a função”, afirma Jorge Bitar, comandante e proprietário da Helimarte Táxi Aéreo, uma das empresas do setor que mais cresce no país, com uma frota de 12 helicópteros e 4 aviões.
Para evitar problemas, os pilotos trabalham em escala, intercalando horas em voo e horas em terra, o que só aumenta a qualidade do trabalho. Além de pilotos devidamente habilitados, as aeronaves também precisam ser vistoriadas regularmente, isso reduz a chance de problemas técnicos. “Há um desconhecimento por parte de clientes que ao verem pilotos jovens se sentem inseguros. Porém, o mercado está ganhando uma grande leva de novos pilotos totalmente capacitados, já que a exigência de 500 horas de voo é rígida”, explica Jorge Bitar.

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