Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O CHARME DA CAPITAL BRASILEIRA DAS BALEIAS


Considerada a capital nacional da Baleia-Franca, Imbituba, no litoral sul catarinense, era domínio dos índios Carijós. Apesar de pequena, é importante e sua história é longa, a partir de 1662 com a chegada dos padres Antônio Araújo e Pedro da Mota.  O povoamento propriamente dito só começou em 1715, prosperou quando lá desembarcaram imigrantes portugueses procedentes do Arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira. Resumindo a história: o Município foi criado pela Lei nº 1451, de 30/ 8/ 1923; instalado em 1/l/ 1924; em outubro de 1949 teve o nome mudado de "Imbituba" para "Henrique Lage"; em 6/10/1959, passou a denominar-se novamente "Imbituba". O município foi instalado em 5 de agosto de 1958, tendo como Prefeito Provisório o sr. Walter Amadei Silva.
Charmosa e aconchegante, a população se distribui nos distritos do Mirim, Vila Nova e a Sede. Possui praias convidativas e bonitas, destacando-se a Praia do Rosa, respeitada como uma das 30 baías mais atraentes do mundo; e a Praia da Vila, formado por ilhas próximas uma das outras e trilhas como a Trilha Ecológica do Farol. As ondas do seu mar se incluem entre as maiores e ppreferidas do Brasil, favoráveias à prática do surf.   La, desde 2003, é o cenário principal do WCT - campeonato mundial de surf. Outro evento que atrai muita gente é o campeonato brasileiro de Windsurf e do de Kitesurf, realizados na Lagoa de Ibiraquera, 
PESQUISA E TURISMO - Imbituba é a capital brasileira das baleias, daí a sua importância para estudiosos e turistas que apreciam as belezas do mar. O Projeto Baleia Franca se desenvolve com êxito pesquisas com os cetáceos na área, considerada a mais importante na reprodução em águas brasileiras. É a sede da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, uma Unidade de Conservação Federal com cerca de 156.000 hectares. O Museu da Baleia na praia do Porto é único no gênero na América do Sul. Outro óprgão de destaque é o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na praia de Itapirubá, a 11 km do centro urbano.
Pelas belezas naturais, anualmente, com preferência no segundo semestre, Imbituba recebe milhares de turistas, sejam pesquisadores, esportistas ou amantes de um bom lazer. As preferências variam, mas os visitantes vão mais às praia da Vila e do Rosa. O Museu da Baleia, no antigo Barracão da Baleia, passeios para observar a Baleia Franca, o inverno no Município e em  outras cidades do litoral sul catarinense, a gastronomia regional, aliados à hospitalidade do povo, são motivos suficientes para que Imbituba seja nomeado entre os  melhores destinos do turismo nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário