Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PRÓXIMOS DA REALIDADE VOOS REGIONAIS NO NORDESTE

Passaredo em breve deixará de ser a única companhia aérea regional do nordeste

Conforme se observa, após a inauguração do novo Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, há uma movimentação por parte das companhias aéreas para incrementar voos regionais no Nordeste. As empresas Azul, Trip, Avianca, Passaredo e Voa Brasil pretendem cobrir cidades do interior e as capitais da Região.
Em reunião no último dia 7, na Sudene, no  Recife, com a participação de secretários de turismo e representantes da Infraero,  do BNB e BNDES, as empresas trataram do assunto. Entre as reivindicações para que haja voos entre  as  principais cidades da região, desejam as empesas isenção de impostos dos estados, como o ICMS, e demanda de crédito tanto da Sudene, quanto do BNB e BNDES. A pretensão é que os voos regionais nordestinos comecem já na próxima estação de verão, no final deste ano, início de 2013. Atualmente, apenas a Passaredo Linhas Aéreas atua em voo regional, fazendo a  a rota Guarulhos/Vitória da Conquista/Salvador/Juazeiro do Norte/Fortaleza. 
Adianta a  assessoria de Imprensa da Sudene que já há a intenção por parte da Presidência da República de que o Nordeste tenha linhas aéreas ligando as cidades do interior entre si e com as capitais. Seriam contemplados inicialmente  Imperatriz (MA), Parnaíba (PI), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Paulo Afonso, Barreiras, Ilhéus e Porto Seguro (BA), Linhares (ES) e Montes Claros (MG). Em outra etapa, a rede aumentaria pafra chegar a Balsas (MA), Bananeiras e São Raimundo Nonato (PI), Arco Verde (PE), Jipoca e Aracati (CE), Patos (PB), Lençóis (MA), Vitória da Conquista e Luiz Eduardo Magalhães (BA)
Adonias Oliveira, da Sudene, informou que os principais pontos discutidos na reunião foram a necessidade do financiamento para a compra de novas aeronaves pelas empresas, melhoria na infraestrutura dos acessos e dos aeroportos; cumprimento da Lei do uso do Solo, protegendo os aeroportos de construção de imóveis próximos aos equipamentos; política de redução de tributos, em especial, dos combustíveis de aviação.
COMPANHIA REGIONAL – Há notícias de que empresários brasileiros, associados à holding norte-americana, a Falcon Jet,  vão ter uma empresa de nome Voa Brasil Linhas Aéreas exclusivamente para atuar na aviação regional do Nordeste brasileiro. Os investimentos seriam de US$ 700 milhões, com 80% dos brasileiros e 20% dos americanos. 
Assim que houver o sinal verde, a  Voa Brasil atuaria  com 33 aeronaves: nove aviões Embraer 195 (com capacidade para 100 passageiros); nove aeronaves Bombardier a (74 passageiros); e 15 Cessnas Grand Caravan, (14 passageiros). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário