Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A PADROEIRA DO BRASIL MOVIMENTA APARECIDA


Os três municípios do Vale do Paraíba que integram o Circuito Religioso do Estado de São Paulo - Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá – recebem um número expressivo de fiéis que, até o final de 2012, ultrapassará a casa dos 15 milhões de visitantes. Margeada pelas Serras do Mar e da Mantiqueira, a região é pródiga na atividade turística, uma vez que os devotos que frequentam estes centros de peregrinação são oriundos de todas as partes do Brasil e até do exterior.
FESIVIDADES -  12 de outubro, é o Dia da Padroeira do Brasil. As festividades em honra a  Nossa Senhora Aparecida, com o tema: 'Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria', começaram no  dia 3 se estendem até domingo próximo. Em razão do evento, o principal acesso deste destino religioso paulista, a BR 116 - Rodovia Presidente Dutra, que une São Paulo ao Rio de Janeiro, apresenta intensa movimentação. Cidade de 35 mil habitantes, tem  a expectativa de receber 300 mil visitantes neste final de semana,
Aparecida está com vasta programação religiosa e de lazer, com missas, procissões, cicletasso, charretaço, carreata, shows com Renato Teixeira, Sérgio Reis, Guilherme Arantes e Kléber Oliveira, entre outros, e sempre com entrada franqueada ao público.
DOIS OUTROS NO CIRCUITO - Além de Aparecida, a significativa região, em menos de 30 km, abriga mais dois centros de peregrinação internacional: o Museu do Frei Galvão (a 178 quilômetros da Capital) - o primeiro santo brasileiro, nascido em Guaratinguetá, e a Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (a 206 quilômetros da Capital) – berço de um dos importantes movimentos de evangelização do País.
Com uma população de cerca de 108 mil habitantes, Guaratinguetá detém a Rota Franciscana – Frei Galvão, do Programa Caminha SP, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. São, no total, 818 quilômetros, sendo 767 para os caminhantes, cortando duas  das  principais regiões turísticas do Estado, “Vale do Paraíba e Serras” e “Alto Tietê – Cantareira” e outros 51 quilômetros a serem percorridos de trem, de Mogi das Cruzes até a Estação da Luz, na Capital.
Vale dizer que a Rota de Frei Galvão que integra o Caminha SP é definido como um programa turístico de caminhos intermunicipais e contemplativos de atrativos naturais, históricos e arquitetônicos, sempre inspirados na trajetória de personagens históricos que compõem a cultura paulista. Segundo estimativas, a cidade recebe cerca de 1,2 milhão de turistas por ano.
Cachoeira Paulista, município conhecido graças ao seu potencial turístico religioso, recebe, anualmente, cerca de dois milhões de pessoas que buscam a fé e a religião na comunidade Canção Nova, no Santuário Nacional de Santa Cabeça entre outras igrejas da cidade como as de Santo Antonio e São Sebastião. Canção Nova é uma comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib no ano de 1978, seguindo as linhas da Renovação Carismática Católica. 
Em Cachoeira, a tradicional festa em homenagem à Santa Cabeça acontece no segundo domingo do mês de dezembro. A procissão sai de madrugada da paróquia de Santo Antônio na área urbana da cidade em direção ao santuário. No segundo domingo de dezembro, quando é comemorado o dia de Santa Cabeça, o santuário recebe em torno de 60 mil fiéis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário