Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOVA ERA INDUSTRIAL NA HISTÓRIA DO CEARÁ


No início do mês, dia 2, na localidade de Primavera, em Caucaia, houve o lançamento da  pedra fundamental da construção da Siderúrgica Latino-Americana S/A (Silat). “Primeiro traríamos a fabricação da placa de aço, com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que já transformamos em realidade. Em seguida, a transformação dessas placas em produto final, que é o que a Silat vai produzir aqui já na primeira fase. Estamos antecipando esse segundo momento”, comemorou o governador Cid Gomes. A indústria será implantada em uma área de 148 hectares e terá como investimento na primeira fase de implantação R$ 300 milhões, gerando 200 empregos diretos e 800 indiretos.
Segundo o presidente da Silat, Luiz Eduardo Barbosa de Moraes, o dever da indústria será inicialmente suprir toda a demanda de aço do Estado. “O Governo do Estado é um parceiro interessado e decidido. Estamos hoje plantando a primeira semente dessa instalação”, completou. Na Silat, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) terá participação acionária de 10%, sendo essa a primeira parceria formal em empresas que têm parcerias com o Governo do Estado.
A implantação da Silat acontecerá em três fases. Na Fase 01 produzirá vergalhões, fio máquina e malhas de aço acabadas, em uma área construída de 60.000 metros quadrados. A produção será de 600.000 toneladas por ano de vergalhões e fio máquina, e 60.000 toneladas por ano de malhas de aço acabadas. Na Fase 02 produzirá 700.000 toneladas por ano de chapas laminadas para utilização na indústria naval, de torres eólicas, de linha branca e automobilística. A terceira Fase contemplará uma Aciaria que produzirá o tarugo, matéria prima para a laminação de aços longos. A Unidade para fabricação de malhas entrará em operação ao longo de 2013, enquanto que o Trem de Laminação de Aços Longos começará a produzir em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário