Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BIENAL DO LIVRO: HOMENAGEM À PADARIA ESPIRITUAL


A décima edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará já tem data e local para reunir milhares de interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura. O evento será realizado em Fortaleza de 8 a 18 de novembro, no novo Centro de Eventos do Ceará. 
Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro irá prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do Século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária. 
Pela primeira vez a Bienal Internacional do Livro do Ceará terá a presença de um Prêmio Nobel de Literatura. O escritor e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Prêmio em 1986, será um dos homenageados e virá a Fortaleza para participar do evento. Também já estão definidas homenagens ao poeta, ficcionista e ensaísta cearense Rafael Sânzio de Azevedo e ao norte-riograndense José Cortez, ex-lavrador, que saiu do sertão e, através da literatura, se tornou um dos principais editores do Brasil, tendo fundado a Editora Cortez.
Além da homenagem à Padaria Espiritual, a Bienal celebrará ainda os 90 anos da Semana de Arte Moderna, e os Centenários do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues; e do cantador e violeiro Joaquim Batista de Sena, legítimo representante da poesia popular nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário