Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

AREIA NA PARAÍBA É HISTÓRIA E CULTURA


A Paraíba é um estado cheio de atrações históricas, culturais e de lazer. Ótimo destino para se visitar em qualquer época do ano, ela guarda um fato marcante: o pequeno município de Areia, a 120 km da capital João Pessoal, foi um dos primeiros lugares do Brasil a dar fim à escravidão. Antes, o município de  Redenção, no Ceará, em janeiro de 1883, já iniciara a abolição de escravos no País, libertando 116 escravos, incentivado pela Sociedade Redentora Acarapense Em 3 de maio de 1888, dez dias antes da sanção da Lei Áurea,  o município de Areia  viu o último escravo ser libertado – reflexo do movimento abolicionista que avançava por todo o país. 
Eleita Patrimônio Histórico Nacional, em 2005, pelo IPHAN, Areia foi palco também de capítulos importantes de nossa história no século XIX, como a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.
TERRA DE PEDRO AMÉRICO -  A cidade é dos mais interessantes destinos turísticos do Estado,  principalmente para os interessados em cultura: lá foi inaugurado o primeiro teatro da Paraíba. É também a cidade natal do pintor, romancista e poeta Pedro Américo, autor do famoso quadro que simboliza a Proclamação da Independência, “O Grito do Ipiranga”. Areia, por sinal, é só homenagens a Pedro Américo. A antiga casa do pintor se tornou hoje a Casa Museu Pedro Américo, que abriga objetos do artista. Ela é dirigida pela prefeitura do município e fica na Rua Pedro Américo.
Entre outras atrações, o município conta a riqueza dos antigos engenhos, que pode ser testemunhada no Museu da Rapadura e na Casa do Senhor de Engenho. O visitante encontra aguardente-de-cana, mel e rapadura artesanais, tudo em um ambiente que relembra a história brasileira. Não perca a dica: o roteiro turístico –Civilização do Açúcar  Caminhos dos Engenhos (PB) não pode ficar de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário