Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SÃO FRANCISCO MOVIMENTA O TURISMO RELIGIOSO NO CEARÁ

Basílica de São Francisco das Chagas em Canindé - CE
Desde o mês passado, o turismo religioso no Ceará vem sendo  bastante movimentado em razão da devoção por São Francisco de Assis. E Canindé é o maior local das romarias. Para lá se dirigem milhares de devotos do santo, um dos mais queridos da religião católica, inclusive sendo destaque a tradicional Moto Romaria, organizada e realizada  pela Associação de Motociclistas do Ceará, da qual participaram mais de 60 mil motociclistas. 
Neste  outubro, o maior santuário franciscano da América, o de Canindé,  está  recebendo  milhares de devotos para mais uma festa  do  amado São Francisco das Chagas.  Era tradição que se realizasse de 27 de setembro a 4 de outubro. Mas, em razão do período  de eleições na época, os Franciscanos resolveram adiá-la. Assim,  ficou  para o período 10 a 20 do corrente mês, quando  os fiéis estarão na cidade,  dedicando preces  mais intensamente ao  Pobrezinho de Assis, em momentos de oração e graças fundamentados no evangelho e no tema “São Francisco, alívio na dor e no sofrimento”.
Desde o início do ano as equipes de trabalho do Santuário e Paróquia se preparam para esse importante momento de evangelização. Também,  para garantir a segurança e o bem estar de todos os romeiros que forem a Canindé durante os festejos.
A programação da festa de Canindé, conforme divulgação da paróquia, é a seguinte:
Dia 10 de Outubro, às 4h. Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística.Novena. De 11 a 19 de Outubro, às 18h. Local: Praça dos Romeiros. Transmissão, ao vivo, pela Web TV Paz & Bem, através do Site Santuário de Canindé. Procissões com o Painel e a Imagem de São Francisco: – Dia 10 de Outubro, às 18h – Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica. De 11 a 19 de Outubro, às 17h30 – Procissão com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção a Praça dos Romeiros, retornando após a Novena para a Basílica. Dia 20 de Outubro, após a Missa de Encerramento (16h, na Praça da Gruta, Transmitida pela Rede Vida de Televisão) teremos a Procissão com a Imagem de São Francisco, pelas principais ruas da cidade. Via-sacra: De 11 a 19 de Outubro, às 5h. Local: Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte).
Horários de Missas: Basílica / Praça da Gruta – 5h, 7h, 9h, 11h e 16h. Igreja do Monte – 6h; Capela de São Pedro – 10h (de 16 a 19 de Outubro) e Igreja das Dores – 8h, 10h e das 15h (de 17 a 19 de Outubro)
Confissões: De 10 a 20 de Outubro, das 6h às 11h e das 14h às 17h30, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.
EM FORTALEZA – Várias paroquias de Fortaleza organizaram intensa programação em honra de São Francisco.
Os frades capuchinhos da Igreja do Coração de Jesus, no Centro, realizaram cheia programação de 27 até hoje, com missas e novenas todos os dias.
De 24 setembro até hoje,  as comunidade do Pirambu, – Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Fortaleza, estiveram  celebrando a Festa do Santo, que é Padroeiro da Itália.  Todos os dias às 18h30min houve reza do terço e  novena,  terminado com a Santa Missa. Neste ano toda a Província Capuchinha São Francisco da Chagas no Ceará e Piauí celebra o tema “São Francisco: Homem de Fé e testemunho”. Ontem,   data da morte de São Francisco,  aconteceu uma celebração eucarística e trânsito de São Francisco (encenação). Hoje,  às 8 horas – Benção dos animais; às 18 horas – Procissão. Às 19 horas – solene celebração Eucarística em honra a São Francisco. Logo após as celebrações acontece o convívio fraterno, apresentações artísticas e culturais.
A Paróquia São Francisco de Assis, no Conjunto Palmeiras, faz de 23 até hoje a festa de seu padroeiro,  tendo como tema “Pela intercessão de São Francisco, que a Saúde se difunda sobre a Terra”. Todos os dias às 19h houve celebração da Santa Missa.
NOS MUNICÍPIOS – Afora a festa maior de Canindé, vários municípios cearenses também realizaram atos solenes em honra do Santo. 
Em Baixio, no sertão caririense,  começaram no  dia 24 de setembro os atos civis e  religiosos em homenagem ao santo, com o hasteamento da bandeira do padroeiro e  celebração da missa solene. A festa religiosa termina hoje  com procissão pelas principais ruas da cidade e a realização da missa solene. 
Durante 9 dias, de 4 até hoje,  a comunidade católica de Viçosa do Ceará se reúne na sede municipal para participar do festejo alusivo ao Pobrezinho de Assis.  
Também Camocim,  Cruz e outros municípios cearenses realizaram sua festas, com novenas, terço mariano, terço dos homens, celebração Eucarística, cânticos e salmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário