Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

EM FORTALEZA O MAIOR FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS


A população de Fortaleza está sendo brindada neste final de semana com o maior Festival de Teatro de  Bonecos do Brasil. Começou ontem e vai até amanhã , no Teatro José de Alencar e no Centro Dragão do Mar, com exibições gratuitas, a primeira edição do SESI Bonecos do Mundo.
Serão dez espetáculos inéditos, encenados por companhias de países como Estados Unidos, Brasil, Peru, Japão, Itália e Rússia, com cerca de 20 apresentações. Além das montagens das companhias teatrais, fazem parte da programação exposição de bonecos Autômatas e  performance Torres Andantes, ambas do grupo mineiro Giramundo; e o show Música de Brinquedo, da banda Pato Fu, que contará com a participação do Giramundo.
 Idealizado pela diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira — também curadora do festival —, o SESI Bonecos (que existe nas categorias Brasil e Mundo) iniciou em 2004 e, ao longo de sua trajetória, já percorreu os 27 estados brasileiros, contabilizando um total de 1,8 milhão de espectadores. É a primeira vez que está em Fortaleza, mas a cidade já recebeu duas edições do SESI Bonecos do Brasil (2004 e 2008), nas quais 85 mil pessoas assistiram aos espetáculos. Nos espaços abertos do Dragão do Mar vão contar com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.
Entre os espetáculos, destaque para a companhia de Teatro de Sombras japonesa Kakashi-za, que está vindo pela primeira vez ao Brasil para participar do festival. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna de Teatro de Sombras do Japão. Destaque também para o mestre russo Viktor Antonov, que apresenta o espetáculo Circo dos Fios. No circo, um palhaço vai apresentar vários números: uma bailarina hindu, o halterofilista, macacos acrobatas, um camelo diferente, tudo mediante a manipulação de marionetes, com classificação livre.
Em Fortaleza, participam do festival os grupos The Huber Marionettes (EUA), Hugo & Ines (Peru), Kakashi-za (Japão), Grupo Giramundo (MG), Gente Falante (RS), Girovago e Rondella (Itália), Caixa do Elefante (RS), Viktor Antonov (Rússia), Pia Fraus (SP) e Duas Companhias (PE).
 Durante o evento, também funcionará um ateliê, onde os mestres mamulengueiros se apresentarão e ensinarão como fazer bonecos. Os mestres convidados são Chico Simões (DF), Tonho de Pombos (PE), Zé Di Vina (PE), Waldeck de Garanhuns (PE) e Zé Lopes (PE), além dos mestres cearenses.
PERFORMANCE E EXPO – A performance/desfile Torres Andantes foi criada pelo Grupo Giramundo especialmente para o SESI Bonecos. No desfile, nove carros alegóricos em formato de altas torres (com mais de quatro metros de altura) vão transportar bonecos em seu interior. O Dragão do Mar será tomado por monstros alienígenas, animais e personagens de contos de fadas. 
Além da performance, o Giramundo vai montar a exposição Autômatas – Arte que Imita a Vida. A mostra apresenta uma coleção de bonecos automáticos, movidos por sistemas mecânicos elétricos ou manuais, que, por meio de mecanismos e engrenagens, são capazes de criar movimento produzindo a ilusão de vida. Ao todo, a expo Autômatas – Arte que Imita a Vida contará com oito mesas de autômatos, somando 30 bonecos, com os temas: A Velhinha dos Cachorros, O Dragão do Tempo ao Redor do Mundo, O Barco dos Pescadores, O Boxe Mitológico, O Jardim do Mosquitinho, A Bailarina, A Banda de Forró e O Carrossel. OFICINAS – O SESI Bonecos do Mundo está promovendo  duas oficinas gratuitas em Fortaleza. A oficina Fazendo e Manipulando Marionetes, ministrada pelo mestre russo Viktor Antonov, começou na segunda-feira e vai até 16. A outra oficina se chama Drama com Corpo e será facilitada pelos peruanos Hugo Suarez e Inês Pasic, da companhia Hugo & Ines. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário