Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O TURISMO E OS GRANDES DESAFIOS DO NOVO PREFEITO

No projeto de reordenamento da área da Barra do Ceará, a Vila do Mar ainda esta inacabada. 

Não será nada fácil a gestão de 2013 a 2017 do prefeito recém eleito para dirigir Fortaleza,  Roberto Cláudio,  não apenas diante das promessas feitas durante a campanha mas também pelo legado que receberá  da prefeita Luizianne Lins. O novo prefeito baseou sua campanha principalmente em investir forte na saúde, como é público e notório um problema que atinge a população fortalezense, em especial à classe desprotegida da periferia, carente de moradia, de meios dignos de sobrevivência, vivendo em ambiente degradante para a condição humana. Some-se a isto os desafios que dizem respeito à educação, à mobilidade pública e ao saneamento somados a outros que necessitam das atenções do administrador maior da Capital. 
TURISMO – “Rota do Sol” se reserva o direito de alertar e cobrar ao novo prefeito soluções especialmente em se tratando do turismo de Fortaleza. Não se pode negar a vocação da Capital para o turismo, um segmento que nos tem projetado Brasil a fora. Dai a razão por que Roberto Cláudio não pode nem deve deixar de dedicar, também, especial atenção a tão importante setor da administração. Além de ser lúdico, de criar bem estar para quem vive aqui e para os visitantes, é uma fonte que traz retorno certo aos cofres da municipalidade -  para comerciantes, hoteleiros, donos de restaurantes e variados outros setores que movimentam a economia da cidade.
É injustiça dizer que Luizianne foi uma prefeita ruim em relação a turismo. Ela deu bons e positivos passos, com a colaboração eficiente de Patrícia Aguiar e Moacir Soares, também do primeiro secretário de Turismo da Capital, Henrique Sérgio Abreu, cujo maior mérito foi administrar o primeiro grande  Reveillon da cidade. Muitas foram as obras tocadas, como a requalificação do litoral oeste a partir da Barra do Ceará, a chamada Vila do Mar, não totalmente concluída mas deixada irreversível para se inserir tão bonito pedaço no roteiro de visitas e momentos de lazer, ao mesmo tempo em que aumenta a autoestima dos moradores de tão sofridos bairros como o Pirambu, Cristo Redentor, as Goiabeiras e adjacentes. Some-se outras obras como o Calçadão da Praia de Iracema com o Espigão, a reforma do Estádio Presidente Vargas, o Jardim Japonês e a reforma da Avenida Bezerra de Menezes. Mas muitos projetos excelentes não foram concluídos ou até iniciados, como a conclusão da requalificação da ícone Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar, da Aldeia da Praia, do Morro de Santa Teresinha, do Bioparque e da Praia do Futuro. Some-se a isto os graves problemas da mobilidade pública e das obras firmadas no Protocolo de Intenções para as Copas das Confederações e do Mundo, a cargo da Prefeitura. 
Certamente, o novo Centro de Eventos do Ceará e a esperada conclusão do Acquario são obras do Estado de grande dimensão e que elevam o cacife de Fortaleza como cidade turística. Mas o prefeito Roberto Cláudio necessitará muito mais para cumprir suas  promessas , afora a intenção de acertar. Do Governo Federal, de Cid Gomes, seu parceiro de campanha, de uma equipe competente,  de um trabalho diuturno e sem maiores conotações políticas.  O povo de Fortaleza está confiante. 
Requalificação da Avenida Beira Mar de Fortaleza não saiu do papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário